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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90966
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dc.contributor.advisorPirola, Nelson Antonio [UNESP]-
dc.contributor.advisorAnastacio, Maria Queiroga Amoroso [UNESP]-
dc.contributor.authorBarros, Nélia Mara da Costa-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:50Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:05:12Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:50Z-
dc.date.available2016-10-25T19:05:12Z-
dc.date.issued2013-02-22-
dc.identifier.citationBARROS, Nélia Mara da Costa. A compreensão de matemática em um ambiente online de formação de professores. 2013. 315 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90966-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90966-
dc.description.abstractA pesquisa propõe investigar a compreensão de matemática de professores de um Curso de Pedagogia a distância. O campo escolhido para o desenvolvimento da investigação consitui-se pelo Curso de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de Juiz de Fora (UAB/UFJF), especificamente o polo de Llicínea-MG. Foram sujeitos dessa pesquisa seis alunas da segunda turma desse curso (UAB2). O trabalho se desenvolve por meio de uma pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica. Efetuando reduções sucessivas articulamos categorias abrangentes que falam do modo como as alunas, sujeitos da pesquisa, compreendem matemática. Nesse processo, destacaram-se duas categorias: Matemática e seu ensino de Matemática: conteúdos e acepções. A primeira discute a formação discente, a prática e os recursos pedagógicos, entrelaçando os temas com o ensino de matemática. Nesse contexto, discute-se a formação do professor como um processo permanente, cunhado no exercício da profissão e seu papel no procsso de ensino e aprendizagem. Em relação à prática pedagógica destaca-se a importância da valorização dos conhecimentos que o aluno construiu em duas experiências cotidianas e das situações de sua realidade, em detrimento a práticas pedagógicas pautadas em um modelo tecnicista de ensino. O uso de jogos, de materiais concretos, o wiki e a videoaula são ressaltados como recursos favoráveis ao desenvolvimento dos alunos no trabalho com a matemática. A segunda categoria refere-se ao que as professoras dizem sobre a matemática, abordando o próprio conhecimento matemático, seus conteúdos e acepções, no horizonte ciberespaço. Nesse contexto, abordam-se questões relativas à realidade do espaço virtual. Em relação ao conhecimento matemático, trata-se da constituição do número e seu processo histórico, da origem de diferentes...pt
dc.description.abstractThe research proposes to investigate the comprehension of Mathematics of teachers from a Distance Pedagogy Course comprehend Mathematics. The field chosen for the development of the investigation took place in the Pedagogy Course of Universiade Aberta do Brasil of Universidade Federal de Juiz de Fora (UAB/UFJF), specifically the Llicínea-MG pole. Six students from the second class of this course (UAB2) participated in this research. The work develops by means of a qualitative research of phenomenological approach. Making progressive reductions we articulated wide categories which talk about the way the students, research participants, comprehend Mathematics. In this process, two categories stood out: Mathematics and its teaching and Mathematics: contents and meanings. The first discusses the docent's formation, the practice and the pedagogical resources and the experiences of change in the students' formation process, twining the themes with the Mathematics teaching. The second category refers to what the teachers say about Mathematics, addressing the Mathematical Knowledge itself, its content and meanings, in the cyberespace horizon. In this context, it is discussed the formation of the teacher as a permanent process, coined in exercising the profession and its role in the process of teaching and learning. Regarding pedagogical practice the importance of the appreciation of the knowledge the student built in his daily experiences and in the situations of his reality stood out, over the pedagogical practices guided by a technicist model of teaching. The use of games, concrete materials, the wiki and the video class are highlighted as favorable resources to the developing of students working with Mathematics. The second category refers to what the teachers say about Mathematics, approaching the mathematical knowledge, itself, its contents and meanings, in the horizon... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.format.extent315 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectMatemáticapt
dc.subjectCompreensãopt
dc.subjectMatemática - Formação de professorespt
dc.subjectEnsino a distânciapt
dc.subjectFenomenologiapt
dc.subjectMathematicspt
dc.titleA compreensão de matemática em um ambiente online de formação de professorespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filebarros_nmc_dr_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000707833-
dc.identifier.capes33004056079P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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