You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90974
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza, Aguinaldo Robinson de [UNESP]-
dc.contributor.authorSantos, Rosana Cavalcanti Maia-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:50Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:05:13Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:50Z-
dc.date.available2016-10-25T19:05:13Z-
dc.date.issued2013-02-22-
dc.identifier.citationSANTOS, Rosana Cavalcanti Maia. Utilizando o software GeoGebra como recurso didático para o ensino do movimento oscilatório de pêndulos. 2013. 173 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90974-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90974-
dc.description.abstractAs tecnologias da informação e comunicação (TIC) fazem parte do cotidiano de grande parte da população e estão cada vez mais sendo utilizadas como instrumentos didáticos. Este trabalho investigou as possibilidades de utilização das ferramentas do software GeoGebra, um programa de matemática dinâmica, como recurso didático para o ensino do movimento oscilatório de pêndulos em cursos de graduação. A teoria dos Estilos de Aprendizagem e a Teoria da Aprendizagem Significativa foram utilizadas como referencial teórico para a proposição de atividade de experimentação no ambiente virtual do programa. Foram realizadas a identificação, a análise e o detalhamento das funções mais importantes do software. Posteriormente, foram elaborados Objetos de Aprendizagem, desenvolvidos no GeoGebra, considerando-se ações didáticas com potenciais aplicações para a observação e a interpretação de experimentos virtuais sobre o movimento oscilatório de pêndulos. Concluímos, ao final do trabalho, que as possibilidades de utilização do GeoGebra podem trazer significativas contribuições para o ensino deste conteúdo nos cursos de graduação, proporcionando um estudo contextualizado e reflexivo do movimento de pêndulos, além de ser um recurso didático que atende à diversidade e as necessidades individuais de cada aprendizpt
dc.description.abstractThe technologies of information and communication are part of everyday life of most of the population and are increasingly being used as teaching tools. This research investigated the possibilities of using the tools of the GeoGebra software didactic resources for teaching the oscillatory movement of pendulum in undergraduate courses. The Learning Styles Theory and Meaningful Learning Theory were used as theoretical reference to develop experimental activities in the virtual environment of the software. The most important functions of the software were identified, analyzed and detailed. Then, Learning Objects, developed in the GeoGebra, were produced based on didactic actions with application for observation and interprestation of virtual experiments about the oscillatory movement of pendulum. Finally, we concluded that the use of GeoGebra can bring important contribution for teaching of this subject in undergraduate courses providing a contextualized and reflective study of the movement of pendulus, besides being a resource that meets the diverse and individual needs os studentsen
dc.format.extent173 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectPendulopt
dc.subjectAprendizagem experimentalpt
dc.subjectObjetos de aprendizagempt
dc.subjectEnsino programadopt
dc.subjectPendulumpt
dc.titleUtilizando o software GeoGebra como recurso didático para o ensino do movimento oscilatório de pêndulospt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesantos_rcm_me_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000716304-
dc.identifier.capes33004056079P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.