Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90977
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Nardi, Roberto [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Marchan, Geisiele da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:24:50Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:05:14Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:24:50Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:05:14Z | - |
dc.date.issued | 2011-03-23 | - |
dc.identifier.citation | MARCHAN, Geisiele da Silva. Políticas públicas, currículos e o processo de formação docente: um estudo sobre as configurações curriculares dos cursos de licenciatura em Física de uma Universidade pública. 2011. 242 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/90977 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90977 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa insere-se no campo da formação inicial de professores de Física, tendo como pano de fundo os processos de reestruturação curriculares efetuados nos cinco Cursos de Licenciatura em Física, oferecidos em Unidades distintas pertencentes à UNESP. Esses movimentos resultaram em novos projetos político-pedagógicos (PPP) e novas matrizes curriculares responsáveis por configurar o perfil docente formador. Realizou-se assim, uma análise desses novos PPP e uma análise das orientações voltadas à formação docente apresentadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena, em relação àquelas propostas pelas Diretrizes Nacionais Curriculares para os cursos de Física, de modo a entender como tais orientações refletiram para a estruturação dos novos PPP e das novas matrizes curriculares dos referidos cursos, mantidos por uma mesma Universidade. O estudo caracteriza uma pesquisa de caráter qualitativo. Os dados foram analisados com base na Análise do Discurso de linha francesa. Por meio da interpretação dos efeitos de sentidos que esses documentos passam ao leitor, de modo geral, procurou-se entender os objetivos para a formação do professor atuante na Educação Básica, as matrizes curriculares dos cursos e a natureza das atividades voltadas à formação docentes. Assim, foi possível entender que há nas legislações diferentes orientações para a formação do professor. Em alguns casos, as distintas orientações se contrapõem e, no caso específico deste estudo, isto reflete diretamente na maneira como cada curso está organizado. Os cinco cursos de Licenciatura em Física configuraram distintas matrizes curriculares e distantes PP, diretamente nos diferentes perfis docentes que estão sendo formados por uma mesma Instituição de Ensino Superior | pt |
dc.description.abstract | This research concerns with initial teachers training in physics, having as background the processes of curricular restructuring carried out in five physics teacher undergraduate programs belonging to different UNESP units. These movements resulted in new political-pedagogical projects (PPP) and new curricular structures responsible for setting the teacher education profile. The study analyzed the new PPP comparing them to the orientations guidelines present in the National Curriculum Guidelines for Training Teachers of Basic Education at the college level, undergraduate level, and those proposed by the National Curriculum Guidelines for Physics undergraduate programs, in order to understand how these guidelines reflect the new structure for the PPP and the new curricular of these courses, held by the same University. This study characterizes as a qualitative research. Data were analyzed using Discourse Analysis in its French approach. By interpreting the effects of meaning that these documents show to the readers, we tried to understand the programs goals for training basic education teachers, the programs curricular setting and the nature of the activities designed to prepare teachers. Thus, it was possible to understand that there are different orientations for teacher training in the legislations. In some cases, the different orientations are opposed, and in the specific case of this study, ir reflects on the way each programs is organized. The five undergraduate physics studied have distinct curricular setting and distant PPP, which directly reflects ion the different profiles that teachers are being trained by the same higher education institution | en |
dc.format.extent | 242 f. : il. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Professores - Formação | pt |
dc.subject | Análise do discurso | pt |
dc.subject | Physics teacher's education | en |
dc.title | Políticas públicas, currículos e o processo de formação docente: um estudo sobre as configurações curriculares dos cursos de licenciatura em Física de uma Universidade pública | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | marchan_gs_me_bauru.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000678856 | - |
dc.identifier.capes | 33004056079P0 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.