You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90987
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPirola, Nelson Antonio [UNESP]-
dc.contributor.authorRodrigues, Regina Efigênia de Jesus Silva-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:51Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:05:15Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:51Z-
dc.date.available2016-10-25T19:05:15Z-
dc.date.issued2011-09-30-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Regina Efigênia de Jesus Silva. As contribuições do software Graphmatica na construção do conhecimento matemático de função. 2011. 200 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90987-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90987-
dc.description.abstractO presente trabalho é o resultado de uma pesquisa que pretendeu investigar e analisar o processo de construção do conhecimento, sobre o conteúdo de funções, mediado pelo computador e aliados à metodologia de resolução de problemas. O objetivo deste estudo se deu, entre outros fatores, pelo interesse em investigar as contribuições que o software graphmatica pode oferecer para o ensino de Matemática. A pesquisa foi desenvolvida com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual de ensino da cidade de Goiânia, Estado de Goiás. Buscou-se observar a postura dos estudantes frente a uma prática didática que evidenciou as discussões dos mesmos enquanto resolviam problemas com o uso do computador. Para a análise dos dados foram usadas as avaliações realizadas e as transcrições das gravações feitas durante a resolução de problemas, nas quais os estudantes discutiam caminhos, conceitos e verificavam se as conjecturas estavam ou não corretas. Acredita-se que os participantes exploraram o conceito estudado de forma diferenciada e mais prazerosa do que aquelas comumente utilizadas no dia-a-dia da sala de aula e, além disso, realizaram atividades que retratavam seu contexto, distanciando daquela forma de ensino-aprendizagem abstrata da matemática. A tecnologia informática contribuiu para essa aprendizagem à medida que favoreceu a atitude exploratória dos estudantes e facilitou a articulação entre as múltiplas representações. Além disso, os momentos proporcionados pelo uso desse recurso permitiram que os estudantes se envolvessem nas tarefas, comunicando suas ideias e as estratégias de resolução dos problemas, e conseguissem elaborar e testar hipóteses sobre o conteúdo com o qual interagiampt
dc.description.abstractIn the present work we presented an investigation on the process of construction of the knowledge about functions mediated by computer. For that, we used the free software graphmatica as tool for the problems resolution. We wanted to investigate the contributions of this software for the mathematics teaching. The research was developed with students of the 9th year of the Elementary School of the state public net of teaching. The investigation consisted of observing the student's posture before a didactic practice that evidenced your discussions while they solved problems with the use of the computer. The data's analysis was accomplished starting from the applied evaluations and of the transcriptions of the recordings of the activities of problems resolution. The activities became developed in a more pleased way, and inserted in the context lived by the students. The students starded to explore the concepts and to discuss and to verify if your conjectures were correct. The informatics technology contributed to the students' exploratory attitude and it facilitated the articulation among the multiple representations. The students involved in the tasks, sharing your ideas and strategies of problems resolution. They got to elabore and to test hypostheses about the function concepten
dc.format.extent200 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectInformáticapt
dc.subjectFunções - Construção do conhecimentopt
dc.subjectInformaticsen
dc.titleAs contribuições do software Graphmatica na construção do conhecimento matemático de funçãopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filerodrigues_rejs_me_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000679068-
dc.identifier.capes33004056079P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.