You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91001
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPenteado, Miriam Godoy [UNESP]-
dc.contributor.authorSicchieri, Renata Moro-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:51Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:05:17Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:51Z-
dc.date.available2016-10-25T19:05:17Z-
dc.date.issued2004-05-28-
dc.identifier.citationSICCHIERI, Renata Moro. Professores-multiplicadores: uma maneira de organizar a formação de professores de matemática para o uso da informática na escola. 2004. vii, 84 f. +. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2004.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91001-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91001-
dc.description.abstractO objetivo principal desta pesquisa foi conhecer quais as possibilidades e as limitações do processo de formação de professores de Matemática, processo em que professor capacita professor na área de Informática Educativa. Possibilidades, no sentido de destacarmos aspectos considerados positivos dentro deste processo de capacitação, e limitações, procurando apontar alguns aspectos que devem ser repensados na elaboração de novos processos. Utilizando a abordagem qualitativa de pesquisa, foram entrevistados nove professores que, após receberem uma capacitação em Informática Educativa, tornaram-se responsáveis pela capacitação dos demais colegas da Rede Pública Estadual Paulista, sendo chamados de multiplicadores. Entrevistamos também, com o intuito de conhecer melhor a escolha do multiplicador, uma pessoa ligada ao órgão responsável por esta capacitação no Estado. A análise dos dados foi feita com base na literatura sobre Formação de Professores em Informática Educativa e foi dividida em dois temas: as idéias básicas norteadoras e a organização da estratégia. Com relação às idéias norteadoras, observamos que a relação multiplicador-professor é simétrica e permite uma troca de experiências muito importante. Quanto à sua organização, a falta de continuidade das ações junto ao multiplicador e ao professor é uma das limitações deste processo. Concluímos, até por isso, que esse é um processo que deve ser valorizado, mas precisa incorporar idéias de continuidade e suporte ao trabalho de colaboração entre professores. Esperamos que o presente estudo traga subsídios para a elaboração de novos processos de capacitação de professores para o uso da Informática Educativa na escola.pt
dc.description.abstractThe main objective of this study was to learn about the possibilities and limitations of the process of teaching mathematics teachers; specifically, a process in which teachers train other teachers to in educational computer technology. Regarding the possibilities, we highlight aspects we consider positive within the training process, and with respect to limitations, we seek to point out some aspects that should be re-considered in the development of new processes. Using a qualitative research approach, interviews were conducted with nine teachers who had received training in educational computer technology and had then become responsible for training their colleagues in the public school system, thus becoming multipliers. We also interviewed one person associated with the entity responsible for this training throughout the state (São Paulo), with the intention of understanding better the selection process of these multipliers. The data analysis was carried out in the light of the literature on teacher training in educational computer technology, and was divided into two themes: the basic guiding ideas, and the organization of the strategy. Regarding the guiding ideas, we observed that the multiplier-teacher relation is symmetrical and allows for an exchange of ideas that is very important. With respect to the organization, the lack of continuity of actions together with the multiplier and the teacher is a limitation of this process. We conclude, for this reason, that this process should be considered worthwhile, but that ideas of continuity and support of the collaborative work between teachers should be incorporated. It is our hope that this study will contribute to the elaboration of new processes of training teachers to use computers in the schools.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.format.extentvii, 84 f. + 1 CD-ROM-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectformação de professores de matemáticapt
dc.subjectProfessor multiplicadorpt
dc.subjectEducação matemáticapt
dc.subjectInformática na educaçãopt
dc.subjectMathematics Educationen
dc.titleProfessores-multiplicadores: uma maneira de organizar a formação de professores de matemática para o uso da informática na escolapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesicchiesi_rm_me_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000223991-
dc.identifier.capes33004137031P7-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.