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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91026
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dc.contributor.advisorBrito, Arlete de Jesus [UNESP]-
dc.contributor.authorPenteado, Aline Mendes-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:51Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:05:20Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:51Z-
dc.date.available2016-10-25T19:05:20Z-
dc.date.issued2011-05-05-
dc.identifier.citationPENTEADO, Aline Mendes. Pedro Nunes e a distinção de dois tipos de trajetórias na navegação: a linha de rumo e o círculo máximo. 2011. 208 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91026-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91026-
dc.description.abstractEste estudo tem como principal objetivo apresentar uma interpretação histórica acerca do conceito de linhas de rumo (loxodromia), que consiste em uma curva utilizada na navegação, cuja característica é interceptar todos os meridianos da esfera terrestre segundo um ângulo constante. Para isto, utilizamos as obras do matemático português, Pedro Nunes, que foi o primeiro de que temos conhecimento a tratar sobre este conceito. A metodologia adotada para a realização deste objetivo foi a de interpretação, proposta por John B. Thompson, que reforça a importância de se analisar os contextos, assim como a análise formal do objeto a ser estudado, denominado por ele por forma simbólica. Assim, apresentamos inicialmente um contexto histórico dos séculos XV e XVI em Portugal, que tem como temática o Renascimento e outras características como as grandes navegações e descobrimentos, a imprensa, o desenvolvimento do comércio, da cartografia e da matemática. Além disso, também apresentamos uma análise das obras de Pedro Nunes que contém estudos sobre a linha de rumo e sua distinção de outra curva denominada ortodromia, que consiste em um círculo máximo na esferapt
dc.description.abstractThis study primary aim is to present a historic interpretation of the concept of rhumb line (loxodrome), a curved line used to navigate. It intersects the meridians of the Earth’s sphere at the same angle. We use the works of a portuguese mathematician Pedro Nunes, the first one we know to discuss about this concept. The methodology adopted to accomplish this aim was the interpretation proposed by John B. Thompson, which reinforces the importance of analyzing the context, such as the formal analyze of the studied object, named in a symbolic way. Initially we present a historical context of the XV and XVI centuries in Portugal, that has Renaissance and others characteristics as the great navigations and discoveries, the press, the development of the commerce, the cartography and math as a theme. Moreover, we present an analyze of the works of Pedro Nunes that contain studies about the rhumb line and its difference comparing to another curve named orthodromic, a great circle in the sphereen
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.format.extent208 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectNunes, Pedro, 1502-1578pt
dc.subjectMatemática - Históriapt
dc.subjectNavegaçãopt
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectNavigationen
dc.titlePedro Nunes e a distinção de dois tipos de trajetórias na navegação: a linha de rumo e o círculo máximopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filepenteado_am_me_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000694773-
dc.identifier.capes33004137031P7-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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