You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91033
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBaroni, Rosa Lúcia Sverzut [UNESP]-
dc.contributor.authorMartines, Paula Taliari-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:52Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:05:21Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:52Z-
dc.date.available2016-10-25T19:05:21Z-
dc.date.issued2012-05-30-
dc.identifier.citationMARTINES, Paula Taliari. O papel da disciplina de análise segundo professores e coordenadores. 2012. 117 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91033-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91033-
dc.description.abstractEssa pesquisa tem por objetivo identificar como os professores da disciplina de Análise e os coordenadores de cursos de licenciatura em matemática compreendem o papel dessa disciplina para a formação do professor. Fundamentando-se na metodologia de pesquisa qualitativa, esse trabalho teve os dados coletados por meio de entrevistas em quatro instituições públicas de ensino superior do interior do estado de São Paulo. A análise dos dados possibilitou a constituição de três categorias referentes ao papel da disciplina de Análise na formação do professor: a primeira categoria considera que o papel da disciplina é fundamentar o conhecimento matemático do futuro professor, para propiciar-lhe um conhecimento mais sólido e profundo de temas com os quais irá trabalhar; para a segunda categoria, o papel da disciplina é o consolidar e formalizar uma série de conceitos aprendidos ao longo da graduação, e também fornecer ao aluno cultura e bagagem matemática; a terceira categoria considera que o papel da disciplina de Análise é fundamentar o conhecimento do professor sobre a construção do conjunto dos números reais. As categorias, em suma, expressam que o papel da Análise é fundamentar, consolidar e aprofundar o conhecimento matemático do futuro professorpt
dc.description.abstractThe main aim of this research is to identify how lectures of the Analysis course and coordinators of undergraduate programs in mathematics comprehend the role of this course for the teacher education. The research is based on a qualitative research methodology, and the source of data is interviews which were developed in four public tertiary level institutions at the state of São Paulo. The data analysis allowed the construction of three categories related with the role of the Analysis course in teacher education: the first category considers that the role of the course is ground the mathematical knowledge of the prospective teacher, to provide him a more solid and deep knowledge about themes he is going to work with; for the second category, the role of the course is to consolidate and formalize a series of concepts learned during the undergraduation, and also provide the student with mathematical culture and background; the third category considers that the role of the Analysis course is ground the teacher’s knowledge about the construction of real numbers. The categories, in sum, express that the role of Analysis is support, consolidate and deepen the mathematical knowledge of the prospective teacheren
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent117 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectProfessores de matematicapt
dc.subjectMatemática - Formação de professorespt
dc.titleO papel da disciplina de análise segundo professores e coordenadorespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filemartines_pt_me_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000700741-
dc.identifier.capes33004137031P7-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.