Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91073
Título: 
Concepções de mundo de professores de matemática e seus horizontes antevistos
Autor(es): 
Miarka, Roger
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Financiador: 
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Resumo: 
  • Esta pesquisa busca trabalhar com diferentes concepções de mundo e de conhecimento, investigando a articulação entre o sentido que elas fazem para os professores de Matemática e suas concepções de ensino e de Educação. O estudo gira em torno de discussões que ocorreram em um curso de extensão para professores de Matemática. Este curso tratou de concepções de mundo e de conhecimento, relacionando-as com diferentes regiões do saber como Matemática, Física, Ecologia e Artes, focando a transição entre a concepção de mundo da Época Moderna para a concepção de mundo que vem se construindo na denominada Época Pós-moderna ou Contemporânea. A meta é compreender o sentido que aquelas concepções fazem para os professores e destacar possíveis momentos de meta-compreensão sobre a articulação entre essas concepções e sua prática docente. A metodologia utilizada é qualitativa de uma perspectiva fenomenológica
  • This research aims to work on different world and knowledge conceptions, enquiring about articulations between the meanings that Mathematics teachers have about them and their learning and teaching conceptions. This study spins around discussions occurred in an extension course for Mathematics teachers. This course talked about different world conceptions, regarding to different areas of knowledge such as Mathematics, Physics, Ecology and Arts, focusing on the transition between the Modern Era world conception and the world conception that has been being built by Post-Modern Era. The goal is to understand the meaning that teachers have about those conceptions, detaching possible moments of metaunderstanding about the articulation between those conceptions and their practice. This paperwork has a phenomenological perspective, under a qualitative research optic
Data de publicação: 
18-Jan-2008
Citação: 
MIARKA, Roger. Concepções de mundo de professores de matemática e seus horizontes antevistos. 2008. 162 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.
Duração: 
162 f. : il. + 1 CD-ROM
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Fenomenologia
  • Teoria do conhecimento
  • Ciencia
  • Concepção de conhecimento
  • Prática docente
  • Concepção de ciência
  • Separação sujeito/objeto
  • Ser-com
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/91073
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.