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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91094
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dc.contributor.advisorLins, Romulo Campos [UNESP]-
dc.contributor.authorBarbosa, Everton Pereira-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:53Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:05:28Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:53Z-
dc.date.available2016-10-25T19:05:28Z-
dc.date.issued2007-04-16-
dc.identifier.citationBARBOSA, Everton Pereira. Os professores de matemática e as ações educacionais públicas. 2007. 96 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91094-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91094-
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo identificar de que modo as ações educacionais públicas podem estar afetando a vida profissional dos professores, a partir do discurso deles mesmos. Para tanto, mostramos que este estudo é relevante para a educação matemática pois evidencia uma carência na literatura científica sobre a influência de Políticas Educacionais na vida profissional do professor de Matemática, na voz deles mesmos. Num outro momento fazemos um paralelo entre as mudanças ocorridas no Reino Unido, no governo de Margareth Thatcher, e o brasileiro, principalmente na décade de 90, particularmente em relação ao sistema educacional. No segundo capítulo fazemos uma análise da entrevista que efetuamos com um professor de Ensino Fundamental, com o objetivo acima em mente. E por fim, fazemos conclusões de modo a dialogar com nosso objetivo inicial e assim oferecer, talvez, subsídios aos formuladores/implementadores de políticas educacionais e formadores de professores de Matemática.pt
dc.description.abstractThis aimed at identifying the ways in which public educational actions (policies) can be affecting the professional life of teachers of mathematics, By examining their own speeches. We show that this is a relevant study for the field of Mathematics Education (by eliciting a void on literature related to this subject). We then present, for the sake of better positioning the current situation in Brazilian school systems, a reading of the similitude between what has happened in the UK (Thatcher and post-Thatcher era) and in Brazil (beginning from Fernando Collor s government), in terms of an increased control of school systems, opposed to a consistent effort to remove government from the productive system. In Chapter 2 we analyse an interview made with a teacher who works on grades 5 to 8 and, finally, on Chapter 3 we offer conclusions and some possible suggestions for educational policymakers and for mathematics teacher educators.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent96 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectPoliticas publicaspt
dc.subjectFormulador de política educacionalpt
dc.subjectFormador de professor de matemáticapt
dc.subjectEducação matemáticapt
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectMathematics teacher professional lifeen
dc.subjectPublic policiesen
dc.subjectEducational policymakersen
dc.subjectMathematics teacher educatorsen
dc.titleOs professores de matemática e as ações educacionais públicaspt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filebarbosa_ep_me_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000494460-
dc.identifier.capes33004137031P7-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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