You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91100
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMiskulin, Rosana Giaretta Seguerra [UNESP]-
dc.contributor.authorBarichello, Leonardo-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:54Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:05:30Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:54Z-
dc.date.available2016-10-25T19:05:30Z-
dc.date.issued2008-09-05-
dc.identifier.citationBARICHELLO, Leonardo. Análise de resoluções de problemas de cálculo diferencial em um ambiente de interação escrita. 2008. 127 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91100-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91100-
dc.description.abstractA partir de uma concepção interacionista de ensino e aprendizagem, fundamentada nas idéias de Vigotski, procuramos investigar as potencialidades didáticopedagógicas de uma dinâmica de interação entre professor e aluno, baseada na escrita e orientada pela resolução de problemas, a qual chamamos de Dinâmica RCR. Essa dinâmica pode ser sintetizada pela seqüência resoluçãocomentárioresolução, na qual a cada resolução entregue por um aluno, o professor faz alguns comentários e devolve para que o aluno continue resolvendo. Os dados da pesquisa constituemse dos blocos de interações entre aluno e professor acerca dos problemas propostos e por uma Entrevista Coletiva realizada após a coleta dessas resoluções. Dentre esses dados, escolhemos, apresentamos, analisamos e discutimos cinco casos (compostos por uma ou mais resoluções e trechos da entrevista), cada qual evidenciando uma potencialidade específica da Dinâmica RCR. Finalizamos a Dissertação reforçando essas potencialidades e apontando essa dinâmica como um valioso recurso didáticopedagógico para o professor de Matemática em todos os níveis de ensino, além de suas limitações.pt
dc.description.abstractAssuming a interacionist conception of teaching and learning, grounded on the Vigotki's ideas, we investigated the didactic and pedagogical potentialities of a specific dynamic of interaction between teacher and student, based on writing and problem solving, which we named RCR Dynamics. This dynamic can be summed by the sequence resolutioncommentresolution, in which for each resolution presented by the student, the teacher makes some comments and returns the problem to the student so he continue his own solving process. The data of this research are composed by blocks of interactions about proposed problems and by a Group Interview made after we collected the resolutions. From these data, we chose, presented, analyzed and discussed five cases (consisting of one or more blocks of interactions and pieces of the interview), each one evidencing a specific potentiality of the RCR Dynamic. Then, we finish reinforcing those potentialities and pointing the dynamic as a valuable didactic and pedagogical resource to mathematics teachers in any school level, besides its limitations.en
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent127 f. : il., tabs. + 2 CD-ROMs-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectSolução de problemaspt
dc.subjectAnalise de erros (Matematica)pt
dc.subjectEducação matemáticapt
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectError analysisen
dc.titleAnálise de resoluções de problemas de cálculo diferencial em um ambiente de interação escritapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filebarichello_l_me_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000570036-
dc.identifier.capes33004137031P7-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.