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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91105
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dc.contributor.advisorScandiuzzi, Pedro Paulo [UNESP]-
dc.contributor.authorCalore, Aira Casagrande de Oliveira-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:54Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:05:31Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:54Z-
dc.date.available2016-10-25T19:05:31Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationCALORE, Aira Casagrande de Oliveira. As ticas de matema de cegos sob o viés institucional: da integração à inclusão. 2008. 120 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91105-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91105-
dc.description.abstractEste trabalho evoca as “ticas” de “matema” de um grupo de jovens e adultos cegos. Pautada nas teorias da Etnomatemática e da Educação Inclusiva e com o objetivo de observar, descrever e analisar o ser, o saber e o fazer de sujeitos cegos em instituições de ensino, a pesquisa de caráter etnográfico ocorreu em dois ambientes distintos: um instituto especializado e uma escola estadual da rede regular de ensino, ambas da cidade de São José do Rio Preto, SP. Por conseguinte, face aos aspectos culturais das artes e técnicas de um grupo de cegos, estas resultantes de experiências educacionais simultâneas de integração e de inclusão, os dados remetem às influências da cegueira e da instituição especializada no desenvolvimento das “ticas” de “matema” do grupo considerado. Assim, as artes e técnicas do ser, do saber e do fazer da pessoa cega provêm de seis alunos cegos e de uma professora cega da escola regular, além de outros dezessete alunos do referido instituto. Portanto, este ensaio mostra um exemplo de transição entre integração e inclusão e questiona o impacto da cultura de um grupo de cegos para uma proposta de educação inclusiva.pt
dc.description.abstractThis work evokes the “tics” of “mathema” by a blind adults and young people group. Guided by the Ethnomathematics and Inclusive Education theories and with the purpose to observe, account and analyze the being, knowing and the doing of blind characters in educational institutions, the investigation of ethnographic type has occurred at two different environments: a specialized institute and a public state school both situated in São José do Rio Preto city, SP. Therefore, in view of the cultural aspects the arts and techniques of a bind people group, these like results of the integration and the inclusion simultaneous educational experiences data refer to the blindness and the specialized institution on the “tics” of “mathema” development by the group on research. Then, arts and techniques of the blind being, knowing and doing come from six young students and one teacher at a regular public school and seventeen adult students at a specialized institute for blind people. Thereby this essay shows an example of the transition educational between the integration and the inclusion and it asks the impact of the culture by a blind group for an inclusive education proposal.en
dc.description.sponsorshipSee-Sp-
dc.format.extent120 f. : il., tabs., fots.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectEducação inclusivapt
dc.subjectInclusive teachingen
dc.subjectInclusive educationen
dc.titleAs ticas de matema de cegos sob o viés institucional: da integração à inclusãopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filecalore_aco_me_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000571562-
dc.identifier.capes33004137031P7-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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