You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91113
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGarnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]-
dc.contributor.authorOliveira, Fábio Donizeti de-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:54Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:05:32Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:54Z-
dc.date.available2016-10-25T19:05:32Z-
dc.date.issued2008-03-31-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Fábio Donizeti de. Análise de textos didáticos: três estudos. -. 2008. 222 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91113-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91113-
dc.description.abstractEsse trabalho tem a intenção de compreender o livro didático, focando possibilidades para análise desses textos. Concebe o livro texto como Forma Simbólica e propõe uma discussão metodológica baseada em teorias hermenêuticas. Dessa forma, defende que os manuais didáticos devem ser interpretados considerando-se três vertentes interligadas - sócio-histórica, formal (ou interna) e ideológica - as quais estruturam as discussões apresentadas. Numa abordagem indutivo-descritiva da prática, traz à cena diversos trabalhos acadêmicos buscando extrair deles recursos para abordar livros-texto de Matemática compreendendo, ao mesmo tempo, uma das faces da produção brasileira em Educação Matemática. O trabalho é apresentado em três estudos que, embora entrelaçados, podem ser lidos independentemente, representando alguns dos distintos momentos da pesquisa.pt
dc.description.abstractThe main goal of this dissertation is to study Math textbooks and how their analysis could be done. Textbooks are taken as “Symbolic Forms” and their methodological discussion is hermeneutically based. We claim that Math textbooks should be interpreted from three linked strands or points of view – the socio-cultural, the formal (or internal) and the ideological – which give the structure to the analysis. The so-called “inductive-descriptive approach” is used in order to analyze how Math Education researchers and their Research Groups study textbooks. This way, we can understand the analysis themselves and a specific part of the Brazilian Math Education production, discussing some common features among these productions. This dissertation is presented in three studies that, although intertwined, can be taken independently, representing some of the different moments of our search to understand Math textbooks and how their analysis can be developed.en
dc.format.extent222 p. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectLivros didaticospt
dc.subjectHermeneuticapt
dc.subjectMatemática - Metodologiapt
dc.subjectEducação matemáticapt
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectMethodologyen
dc.subjectHermeneuticsen
dc.titleAnálise de textos didáticos: três estudos. -pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileoliveira_fd_me_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000546695-
dc.identifier.capes33004137031P7-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.