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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91114
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dc.contributor.advisorEmerique, Paulo Sérgio [UNESP]-
dc.contributor.authorMaggi, Luiz-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:54Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:05:32Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:54Z-
dc.date.available2016-10-25T19:05:32Z-
dc.date.issued2002-11-07-
dc.identifier.citationMAGGI, Luiz. A Utilização do computador e do programa LOGO como ferramentas de ensino de conceitos de geometria plana. 2002. 169 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2002.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91114-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91114-
dc.description.abstractEsse trabalho trata do uso do computador e do programa LOGO como ferramentas de ensino de conceitos de Geometria Plana e de suas implicações no processo de ensino-aprendizagem. Na análise dessas implicações utiliza-se uma metodologia de pesquisa qualitativa e participante, que leva em consideração os diversos aspectos suscitados pelo uso dos computadores. Os principais, observados nesse trabalho de pesquisa, são aqueles relacionados com; as interações afetivas da relação da criança com o computador e o programa educacional utilizado; os aspectos sociais inerentes ao desenvolvimento de atividades em um ambiente colaborativo de aprendizagem; o estabelecimento de regras de trabalho em grupo e a autonomia moral, efetua-se a análise tendo como referencial a teoria psicogenética de PIAGET, onde dá-se destaque ao desenvolvimento da afetividade e o papel das interações sociais no processo de ensino-aprendizagem. Dentro desse quadro assume-se que o uso do computador promove uma melhora qualitativa no ambiente de aprendizagem, na forma de um enriquecimento desse ambiente, favorecendo o desenvolvimento cognitivo das crianças.pt
dc.description.abstractThis study refers to the use of computers and the LOGO program as a tool of Plan Geometry teaching concepts and its implication in the learning process. In the analysis of these implications I use a qualitative and participative research methodology that takes into account the several arised aspects observed in the use of the computers. The mainly ones are those related to: the affective interactions of children relationship with the computer and the educational program used; the social aspects that are inherent to the development of activities in a collaborative learning environment; the development of work groups rules and the moral autonomy. My analysis has the Piaget's psychogenetic theory as reference, where I topicalize (give prominence to) the development of affective ness and the social interactions role along the teaching and learning process. Within this outline (profile) my assumptions are that the use of the computer promotes a real improvement in the learning environment as ways of enrichment of this environment favoring the outstanding cognitive development of children.en
dc.format.extent169 f. :-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectGeometria planapt
dc.subjectGeometria - Estudo e ensinopt
dc.subjectLOGO (Linguagem de programação de computador)pt
dc.subjectGeometryen
dc.titleA Utilização do computador e do programa LOGO como ferramentas de ensino de conceitos de geometria planapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filemaggi_l_me_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000182216-
dc.identifier.capes33004137031P7-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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