You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91127
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPenteado, Miriam Godoy [UNESP]-
dc.contributor.authorBovo, Audria Alessandra-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:54Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:05:33Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:54Z-
dc.date.available2016-10-25T19:05:33Z-
dc.date.issued2004-04-02-
dc.identifier.citationBOVO, Audria Alessandra. Formação continuada de professores de matemática para o uso da informática na escola: tensões entre proposta e implementação. 2004. v, 146 f. +. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2004.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91127-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91127-
dc.description.abstractEste trabalho teve por objetivo analisar a formação continuada do professor de Matemática do o de São Paulo para o uso da informática na escola, tendo em vista as ações dos programas (MEC) e A Escola de Cara Nova na Era da Informática (SEEISP). A análise foi feita tanto r termos de proposta, isto é, considerando o planejamento das ações, quanto em termos de considerando as ações como elas efetivamente aconteceram. Por meio de uma Jrdagem qualitativa de pesquisa, acompanhei dois Núcleos Regionais de Tecnologia Educacional TEs) - órgãos responsáveis por capacitar os professores e oferecer suporte técnico e às escolas. Foram analisados documentos oficiais dos programas, registro das .bservações de duas oficinas na área de Matemática (uma em cada NRTE), questionários com os ores participantes destas oficinas e entrevistas com coordenadores de NRTEs e com - professores da Rede que capacitam os colegas por meio das oficinas pedagógicas. .j tensões entre a proposta e a implementação, reveladas na análise dos dados, foram discutidas à z da literatura sobre professores e computadores. O estudo apresenta também algumas sugestões...a a formação continuada de professores de Matemática para o uso da informática na sala de aula.pt
dc.description.abstractThe objective of this study was to analyze the continuing education of mathematics teachers state of São Paulo for the use of computers in the schools, focusing on the actions of the iunent programs Prolnfo (Braziian Ministry of Education) and The New Face of the Schools omputer Age (São Paulo State Department of Education). The analysis looked at the posal of the programs, i.e., considering the planning of the actions, as well as the mentation, considering the actions as they went into effect. Using a qualitative research 1 followed two Regional Centers of Educational Technology (Núcleos Regionais de no1ogia Educational - NRTEs), responsible for training teachers and providing pedagogical and support to schools. The data analyzed included official program documents, field of observations of two mathematics workshops (one in each NRTE), questionnaires ninistered to workshop participants, and interviews with coordinators of the NRTEs as well as - teachers that administer workshops to their co-workers. The tensions between the roposal and the implementation that emerged from the data analysis are discussed in the light of literature on teachers and computers. Some suggestions are presented regarding continuing 1 ofmathematics teachers in the use of computers in the classroom.en
dc.format.extentv, 146 f. + 1 CD-ROM-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectEducação - Informáticapt
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectPoliticas publicaspt
dc.subjectFormação de professores de Matemáticapt
dc.subjectInformática educativapt
dc.subjectPolíticas públicas educacionaispt
dc.subjectProlnfopt
dc.subjectA escola de cara nova na era da informáticapt
dc.subjectMathematics teacher educationen
dc.subjectComputers in educationen
dc.subjectEducation public policyen
dc.titleFormação continuada de professores de matemática para o uso da informática na escola: tensões entre proposta e implementaçãopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filebovo_aa_me_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000220489-
dc.identifier.capes33004137031P7-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.