Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91135
- Title:
- Alfabetização matemática: cartografando as narrativas de alguns alunos da série final do ensino fundamental
- Gasparotto, Giovana Cristina Ferrari
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- O objetivo deste trabalho é analisar a questão da Alfabetização Matemática na série final do ensino fundamental. Entre os problemas educacionais enfrentados pelos professores de todo o país, está o da Não-Alfabetização Matemática de vários alunos, entre eles os da série final. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e entrevistas realizadas com os estudantes que possuem dificuldades de Alfabetização Matemática, e também pais seus pais ou responsáveis têm a intenção de analisar a vivência de cada um dentro e fora da escola. Para isso, opta-se pelo uso da cartografia, através dos mapas narrativos, que está presente neste trabalho com o objetivo de mostrar as linhas de forças que cercam tais alunos, por meio da descrição de sua fala a partir de seu próprio mapa, do seu traçado. E de um mapa a outro, sobrepondo-os, podese encontrar os pontos de conexão que existem a partir do mesmo problema que compartilham: a Alfabetização Matemática
- This study's purpose is to analyze the question about the Mathematical Literacy of students from Elementary School – final grade. Among the brazilian teacher's educational problems, there is the Non-Mathematical Literacy, specifically of final grade's students. It is done a qualitative research in this study and also interviews made with these students and their parents or responsible for them try to analyze their experience inside and outside school. For this, the cartography is the best option through narrative maps which objective is show the force lines around the students. Their speech is described by themselves through maps and traces. All the maps are able to show the connexion points from the same common problem: the Mathematical Literacy
- 20-May-2010
- GASPAROTTO, Giovana Cristina Ferrari. Alfabetização matemática: cartografando as narrativas de alguns alunos da série final do ensino fundamental. 2010. 248 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2010.
- 248 f. : il., tabs.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Matemática - Estudo e ensino
- Cartografia
- Mapas na educação
- Movimento
- Mapas narrativos
- Narrative maps
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/91135
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.