You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91135
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza, Antonio Carlos Carrera de [UNESP]-
dc.contributor.authorGasparotto, Giovana Cristina Ferrari-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:55Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:05:34Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:55Z-
dc.date.available2016-10-25T19:05:34Z-
dc.date.issued2010-05-20-
dc.identifier.citationGASPAROTTO, Giovana Cristina Ferrari. Alfabetização matemática: cartografando as narrativas de alguns alunos da série final do ensino fundamental. 2010. 248 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2010.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91135-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91135-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é analisar a questão da Alfabetização Matemática na série final do ensino fundamental. Entre os problemas educacionais enfrentados pelos professores de todo o país, está o da Não-Alfabetização Matemática de vários alunos, entre eles os da série final. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e entrevistas realizadas com os estudantes que possuem dificuldades de Alfabetização Matemática, e também pais seus pais ou responsáveis têm a intenção de analisar a vivência de cada um dentro e fora da escola. Para isso, opta-se pelo uso da cartografia, através dos mapas narrativos, que está presente neste trabalho com o objetivo de mostrar as linhas de forças que cercam tais alunos, por meio da descrição de sua fala a partir de seu próprio mapa, do seu traçado. E de um mapa a outro, sobrepondo-os, podese encontrar os pontos de conexão que existem a partir do mesmo problema que compartilham: a Alfabetização Matemáticapt
dc.description.abstractThis study's purpose is to analyze the question about the Mathematical Literacy of students from Elementary School – final grade. Among the brazilian teacher's educational problems, there is the Non-Mathematical Literacy, specifically of final grade's students. It is done a qualitative research in this study and also interviews made with these students and their parents or responsible for them try to analyze their experience inside and outside school. For this, the cartography is the best option through narrative maps which objective is show the force lines around the students. Their speech is described by themselves through maps and traces. All the maps are able to show the connexion points from the same common problem: the Mathematical Literacyen
dc.format.extent248 f. : il., tabs.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectCartografiapt
dc.subjectMapas na educaçãopt
dc.subjectMovimentopt
dc.subjectMapas narrativospt
dc.subjectNarrative mapsen
dc.titleAlfabetização matemática: cartografando as narrativas de alguns alunos da série final do ensino fundamentalpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filegasparotto_gcf_me_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000631289-
dc.identifier.capes33004137031P7-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.