You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91139
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorScandiuzzi, Pedro Paulo [UNESP]-
dc.contributor.authorFonseca, Adriano-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:55Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:05:35Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:55Z-
dc.date.available2016-10-25T19:05:35Z-
dc.date.issued2009-03-25-
dc.identifier.citationFONSECA, Adriano. A construção do conhecimento matemático de uma turma de alunos do ensino médio num espaço sociocultural: uma postura etnomatemática. 2009. 166 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91139-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91139-
dc.description.abstractO trabalho intitulado “A construção do conhecimento matemático de uma turma de alunos do Ensino Médio num espaço sociocultural: uma postura etnomatemática” é uma pesquisa, de caráter etnográfico, que tem como objetivo observar, descrever e analisar como acontece a construção de conhecimento matemático de um grupo social específico, que neste caso, é uma turma de alunos do Ensino Médio Estadual. Realizada na Escola Estadual Prof. Marcelo de Mesquita, da cidade de Ipeúna-SP, esta pesquisa também procura mostrar que a sala de aula pode se constituir como um espaço sociocultural, onde o diálogo simétrico e as relações de alteridade estão presentes, de modo a se considerar os princípios da Etnomatemática, quais são, respeito, solidariedade e cooperação. Todas as discussões presentes neste trabalho emergiram do projeto desenvolvido com este grupo social, intitulado “Projeto de Leitura de Mundo Com Um Olhar Etnomatemático” e da teoria adotada. Para que tudo isto seja possível, é preciso que o educador perceba que é necessário uma mudança de postura tanto conceitual, quanto prática, que envolve principalmente a reflexão na relação com o “outro”.pt
dc.description.abstractThe task entitled “The Construction of the mathematic knowledge of a high school student´s class in a sociocultural space: an ethnomathematic posture” is a search, of ethnographic character, that has like objective to observe, to describe and to analyze like happens the construction of mathematic knowledge in a specific social group, that in this case, is a state high school student´s class. It realized in the state school “Professor Marcelo de Mesquita”, in Ipeúna city – SP, this search also looking for to show that a classroom can constitute like a sociocultural place, where the symmetric dialogue and the alterity relations are present, in a way to consider the ethnomathematic principles, like respect, solidarity and cooperation. All the discussions present in this work emerge of the project developed with this social group, entitled “World reading project with an ethnomathematic view” and the theory adapted. For everything be possible, is precise that the educator percepts that is necessary a posture change as much conceptual as practice, that involves meanly the reflexion in the relation with “the other”.en
dc.format.extent166 f. : il., quadros-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEtnomatematicapt
dc.subjectOutro (Filosofia)pt
dc.subjectMatemáticapt
dc.subjectEnsino médiopt
dc.subjectConhecimento matemáticopt
dc.subjectEspaço socioculturalpt
dc.subjectEducação escolarpt
dc.subjectSala de aulapt
dc.subjectDiálogo simétricopt
dc.subjectEthnomathematicen
dc.subjectMathematic knowledgeen
dc.subjectSociocultural spaceen
dc.subjectAlterityen
dc.subjectSchool educationen
dc.titleA construção do conhecimento matemático de uma turma de alunos do ensino médio num espaço sociocultural: uma postura etnomatemáticapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filefonseca_a_me_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000582944-
dc.identifier.capes33004137031P7-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.