You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91162
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMello, Suely Amaral [UNESP]-
dc.contributor.authorSingulani, Renata Aparecida Dezo-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:55Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:05:38Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:55Z-
dc.date.available2016-10-25T19:05:38Z-
dc.date.issued2009-12-14-
dc.identifier.citationSINGULANI, Renata Aparecida Dezo. As crianças gostam de tudo-o-que-não-pode: crianças em novas relações com a monitora e a cultura no espaço da creche. 2009. 185 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91162-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91162-
dc.description.abstractEsta pesquisa surgiu de indagações referentes à forma como os espaços ocupados pelas crianças de zero a três anos são organizados na creche. Por meio de estudos sobre a Teoria histórico-cultural e relativos à organização dos espaços em escolas italianas, a hipótese levantada foi de que um espaço organizado intencionalmente para ampliar o contato das crianças com a cultura favoreceria seu desenvolvimento e possibilitaria uma nova relação entre criança e educadora. Com base nesses pressupostos e orientada por essa hipótese, a pesquisa teve como objetivo analisar, sob a ótica da teoria histórico-cultural, como o espaço da creche pode ser reorganizado, levando as crianças a ampliar seu contato com os bens culturais, realizar atividades significativas e estabelecer uma relação mais humanizadora com as educadoras, com seus pares e a cultura. A metodologia consistiu na observação do espaço da creche organizado inicialmente sem planejamento intencional, de conversas mensais realizadas entre a pesquisadora e as educadoras, intervenções pontuais no espaço das salas das turmas de zero a três anos e observações no processo de reorganização do espaço. Os resultados apresentados demonstram que quando o espaço da creche possibilita o acesso das crianças a brinquedos e objetos diversificados da cultura, favorecemos a realização de atividades significativas na creche, o desenvolvimento das funções psicológicas superiores das crianças, o enriquecimento de suas experiências, o desenvolvimento da autodisciplina e o envolvimento maior e intencional das educadoras nas atividades e brincadeiras das crianças. A reorganização dos espaços traz na perspectiva da teoria histórico cultural a possibilidade de um novo olhar para a educação das crianças pequenininhaspt
dc.description.abstractThis research has arisen with queries concerning to way of organizing the spacies in a Day nursery occupied by children from 0 to 3 years old. After studies about historic-cultural theory and readings about space organization in Italian schools, the hypothesis that has initially raised was that an intentionally organized space to enlarge contact of children with their culture would enhance their development and would enable a new relationship between child and educator. Based on this presuppositions and orientated by this hipothesis the research aims to analyse under a point of view of historic-cultural theory how the spaces of a day nursery can be organized to take the children to enlarge their contact with the cultural goods, performing meaningful activities and establishing one more humanizing relatation with the educators, their peers and culture. Methodology has consisted by formerly observating the spaces without an intencional planning and by monthly talks among educators and researcher as well as little changes in the classrooms and remarks about the process of reorganizating the space. Showed results demonstrate if the day nursery possibilities the access of the children to toys and diversified objets of culture, we’ll favour the achievement of meaningful activities in enrichment of their experiences, the development of auto-discipline and the involvement of educators in activities and games of the children. The organization of spaces in the perspective of the historic-cultural theory brings possibilities of a new look to toddler educationen
dc.format.extent185 f. il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectCreches - Organização e administraçãopt
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopt
dc.subjectEducação de criançaspt
dc.subjectTeoria histórico-culturalpt
dc.subjectCrianças/educadores/cultura - Relaçõespt
dc.subjectCreches - Organização dos espaçospt
dc.subjectSpaces for children from 0 to 3 years olden
dc.subjectChildish development and historic-cultural theoryen
dc.subjectSpace and child/educator/culture relationen
dc.titleAs crianças gostam de tudo-o-que-não-pode: crianças em novas relações com a monitora e a cultura no espaço da crechept
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesingulani_rad_me_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000620124-
dc.identifier.capes33004110040P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.