You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91163
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorZanchetta Junior, Juvenal [UNESP]-
dc.contributor.authorConstantino, Paulo-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:55Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:05:38Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:55Z-
dc.date.available2016-10-25T19:05:38Z-
dc.date.issued2001-09-06-
dc.identifier.citationCONSTANTINO, Paulo. Apreciação de gêneros musicais no contexto do ensino médio: possíveis percursos. 2011. 106 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91163-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91163-
dc.description.abstractEsta pesquisa propõe-se a delinear procedimentos para a apreciação dos gêneros musicais no Ensino Médio, ampliando as possibilidades de os alunos conhecerem e participarem de culturas musicais diversas. Por intermédio da elaboração de seqüências didáticas, organizaram-se atividades que visavam exceder a vivência pessoal dos alunos – identificada principalmente com a música veiculada no rádio e televisão – permitindo o acesso às músicas de diferentes gêneros e culturas. O processo foi executado e os resultados obtidos foram analisados à luz da metodologia de pesquisa-ação, em que o pesquisador mergulha na práxis do grupo social em estudo para extrair as perspectivas latentes de mudança. A intenção é delinear um processo de ensino que empregue músicas de diferentes gêneros e culturas, tornando-se uma metodologia desejável para os professores do Ensino Médio que se encontram, muitas vezes, limitados ao repertório musical imediatamente disponível nos meios de comunicação. No desenvolvimento desta pesquisa, defendemos uma educação musical que contribuísse para a expansão – em alcance e qualidade – da experiência artística e cultural dos alunos, de modo que adotassem uma posição ampla sobre música e arte, e pudessem apreender diferentes manifestações musicais como significativaspt
dc.description.abstractThis research intends to outline procedures for the audition of musical genres in high school, expanding the opportunities for students to know and participate in various musical cultures. Through the elaboration of didactic sequences were organized activities aimed at exceeding the personal experience of students - mostly identified with the music aired on radio and television - allowing access to music from different genres and cultures. The process was performed and the results were analyzed according to the methodology of action research where the researcher delves into the practice of social group under study to extract the latent perspectives of change. The intention is to outline a teaching process that employs music from different genres and cultures, making it a desirable method for high school teachers who are often limited to the repertoire available immediately in the media. In developing this research, we argue that music education contributes to the expansion - in scope and quality - of artistic and cultural experience of students so that they adopt a broad position on music and art, and could learn different musical expressions as significanten
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent106 f. il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectMusica - Analise, apreciaçãopt
dc.subjectMusica - Instrução e estudopt
dc.titleApreciação de gêneros musicais no contexto do ensino médio: possíveis percursospt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileconstantino_prp_me_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000689660-
dc.identifier.capes33004110040P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.