You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91171
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGirotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]-
dc.contributor.authorColombo, Fabiano José-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:55Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:05:39Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:55Z-
dc.date.available2016-10-25T19:05:39Z-
dc.date.issued2009-09-29-
dc.identifier.citationCOLOMBO, Fabiano José. A literatura infantil como meio para a formação da criança leitora. 2009. 164 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91171-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91171-
dc.description.abstractA formação do leitor é um processo que se inicia na infância, por meio das vivências com objetos e materiais portadores de escrita. Parte-se, então, do pressuposto que o livro de Literatura Infantil é um desses objetos oportunizadores de apropriação de leitura. Todavia, apesar de ser importante na questão da formação do leitor, a literatura infantil ainda parece ser desconsiderada nas práticas pedagógicas de muitos professores. Diante dessa temática, da literatura infantil como meio para a formação da criança leitora, tendo em vista um estudo da prática docente voltada para essa formação, o trabalho procurou investigar o seguinte problema de pesquisa: Como são organizadas as práticas docentes, relacionadas ao aprendizado da leitura, pautadas no uso da literatura infantil, objetivando a formação da criança leitora? A pesquisa, etnográfica de cunho educacional, teve como objetivo geral, investigar as concepções, objetivos, sentidos e práticas pedagógicas de professores de ensino fundamental de primeira à quarta série, de uma escola pública municipal da cidade de Marília, com relação à literatura infantil, como um meio importante no processo de formação da criança leitora. Foi desenvolvida a partir dos seguintes objetivos específicos: 1) verificar se a literatura infantil está presente nas práticas pedagógicas de formação da criança leitora; 2) compreender se as concepções, sentidos e objetivos que permeiam e baseiam o trabalho dos professores com a literatura infantil em sala de aula contribuem nesse processo de formação da criança leitora. Como resultados, pôde-se apontar a ausência do uso da Literatura Infantil nas práticas voltadas à formação do leitor e um confronto entre o discurso e a prática de alguns professores. Pôde-se apontar também que, apesar...pt
dc.description.abstractThe reader formation is a process starting at childhood, through experience with objects and materials concerning writing. It is supposed the children literature book is one of these opportunity objects for reading acquisition. However, although it is important for the reader formation, children literature still seems to be not considered in many teachers’ educational practices. Facing this issue, children literature as a means of forming reader children observing studies at teaching practice regarding that formation, this paper tried to investigate the following research inquiry: How are teaching practices organized, related to learning reading skills, supported on the use of children literature, aiming the children reader formation? The research, ethnographic, of educational character, had as a general goal, to investigate conceptions, objectives, senses and teachers’ educational practices of an elementary school, from first to fourth grades, at a state school in the city of Marília, regarding children literature, as an important means in the process of children reader formation. It was developed considering the following specific goals: 1) to verify if children literature is present in educational practices of reader formation; 2) to understand if conceptions, objectives and senses that go around and base the teachers’ work with children literature inside the classroom contribute for this process of children reader formation. As a result, it was possible to point out an absence of Children Literature use for the reader formation and a confrontation between some teachers’ speech and practice. It was also possible to point out that, although teachers are aware of some Children Literature contributions in the process of reader formation, many do not know how to organize and systematize work, leaving it aside during reader children formation practices.en
dc.format.extent164 f. : il. color. + Apêndices.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectLeitura - Ensinopt
dc.subjectLiteratura infanto-juvenil - Ensino fundamentalpt
dc.subjectLeitores - Formaçãopt
dc.subjectLiteratura infantil - Formação de crianças leitoraspt
dc.subjectTeoria histórico-culturalpt
dc.subjectReader formationen
dc.subjectReadingen
dc.subjectChildren Literatureen
dc.subjectTeaching practicesen
dc.subjectHistorical-Cultural Theoryen
dc.titleA literatura infantil como meio para a formação da criança leitorapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filecolombo_fj_me_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000618406-
dc.identifier.capes33004110040P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.