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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91188
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Deliberato, Débora [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Ponsoni, Adriana | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:24:56Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:05:41Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:24:56Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:05:41Z | - |
dc.date.issued | 2010-02-22 | - |
dc.identifier.citation | PONSONI, Adriana. Comunicação suplementar e alternativa no discurso narrativo do aluno com paralisia cerebral. 2010. 163 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/91188 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91188 | - |
dc.description.abstract | O desenvolvimento do discurso narrativo pode estar relacionado com as experiências prévias dos usuários do sistema de comunicação suplementar e alternativa na atividade de narração, ou seja, o modelo de narrativa fornecido para as crianças em âmbito familiar e escolar. Primeiramente a criança realiza narrativas pessoais, posteriormente, consegue narrar histórias. Ensinar a habilidade de narrar histórias pode ser um meio de induzir mudanças na linguagem da criança com paralisia cerebral usuário do recurso de comunicação suplementar e alternativa. Neste sentido, elaborar programas de intervenção que proporcionem o desenvolvimento do discurso narrativo dos alunos com paralisia cerebral é um tema de discussão. A presente pesquisa teve como objetivo: Analisar as contribuições do recurso de Comunicação Suplementar e alternativa para o reconto de histórias de crianças com paralisia cerebral, após um programa de intervenção. Participaram deste estudo três alunos usuários do recurso de comunicação suplementar e alternativa, um do gênero masculino e duas do gênero feminino, com idades variando entre sete a dez anos. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um programa de intervenção com o recurso de comunicação suplementar e alternativa, através do conto e reconto de histórias infantis e relato de experiência pessoal. Foi utilizado um delineamento de linha de base do tipo AB, e o programa intervenção foi composto de cinco sessões fixas, contendo três atividades em cada sessão que foram: 1) a pesquisadora fornecia modelo de relato pessoal da sua rotina e posteriormente solicitava que os participantes realizassem um relato da sua experiência pessoal; 2) a pesquisadora realizava o conto de uma história infantil adaptada por meio do recurso de comunicação suplementar... | pt |
dc.description.abstract | The development of narrative discourse can be related to previous experiences of users of the system of augmentative and alternative communication in the activity of narration, that is, to the narrative model families and schools provide to children. First, the child made personal narratives and, after that, could narrate stories. Teaching the ability of narrating stories can be a way of inducing language changes in a child with brain paralysis who is a user of the augmentative and alternative communication resource. In this sense, elaborating intervention programs that provide the development of the narrative speech of students who have brain paralysis is a theme for discussion. This research had, as its main goal: analyze the contributions of the augmentative and alternative communication resource for the retelling of stories by these children after an intervention program. Three students, users of this augmentative and alternative communication resource (one boy and two girls, between the ages of seven and ten years) participated of this research. The data collect was made through the application of an intervention program with the augmentative and alternative communication resource, through the telling and retelling of children stories and the personal experience account. A base line delineation of the AB kind was used and the intervention program with five fixed sections, each one with three activities, which were: 1) the researcher provided models of her routine personal accounts and, after that, asked the participants to make an account of their personal experience. 2) the researcher told a children story adapted through the augmentative and alternative communication resource; after the end of the story, a complementary activity of filling the blanks was developed. 3) the participants performed the retelling... (Complete abstract click electronic access below) | en |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
dc.format.extent | 163 f. : il. color. + Apêndices e anexos | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Educação especial | pt |
dc.subject | Paralisia cerebral | pt |
dc.subject | Análise do discurso narrativo | pt |
dc.subject | Comunicação suplementar e alternativa | pt |
dc.subject | Augmentative and Alternative Communication | en |
dc.subject | Special Education | en |
dc.subject | Narration | en |
dc.title | Comunicação suplementar e alternativa no discurso narrativo do aluno com paralisia cerebral | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ponsoni_a_me_mar.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000618455 | - |
dc.identifier.capes | 33004110040P5 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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