Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91189
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Deliberato, Débora [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Massaro, Munique | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:24:56Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:05:41Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:24:56Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:05:41Z | - |
dc.date.issued | 2012-02-29 | - |
dc.identifier.citation | MASSARO, Munique. Música por meio de sistemas de comunicação alternativa: inserção do aluno com deficiência na atividade pedagógica. 2012. 113 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/91189 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91189 | - |
dc.description.abstract | Os recursos de comunicação suplementar e alternativa podem colaborar para o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem, para o desenvolvimento da competência comunicativa e também podem inserir o aluno com deficiência e necessidades complexas de comunicação em diferentes atividades pedagógicas, colaborando assim, para o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, a literatura tem discutido que a música adaptada por meio de sistemas de comunicação suplementares e alternativos pode ser um recurso importante para trabalhar diversos conteúdos acadêmicos. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa foi identificar a participação de um grupo de alunos com deficiência nas atividades pedagógicas por meio de músicas infantis adaptadas com sistemas de comunicação suplementares e alternativos. Participaram da pesquisa uma classe da Educação Infantil que possui sete alunos com deficiência e severa complexidade de comunicação, a professora, duas auxiliares de sala e três classes do ensino regular. A coleta de dados foi realizada no período de maio a dezembro de 2010. Para o desenvolvimento da pesquisa, aplicou-se um programa de comunicação alternativa, constituído de três etapas. Na primeira etapa ocorreram orientações sistemáticas a respeito de linguagem e comunicação, apresentação dos sistemas de comunicação suplementares e alternativos e o vínculo dos sistemas com as questões de comunicação e a aprendizagem da leitura e escrita à professora; foi identificado o currículo da escola e obteve conhecimento do planejamento pedagógico da sala de aula. Na segunda etapa foram identificadas as habilidades dos alunos e a rotina da escola por meio de entrevistas com a professora... | pt |
dc.description.abstract | Augmentative and Alternative Communication Resources have proven to be helpful in the processes of language acquisition and development as well as to the development of communicative competence and in the insertion of students with disabilities and complex communication needs into a variety of pedagogical activities, thus collaborating with the teaching-learning process. Furthermore, literature on the subject has argued that music, adapted through Augmentative and Alternative Communication Systems, can be an important resource in approaching several academic subjects. In this context, the goal of this research was to investigate the participation of a group of disabled students in pedagogical activities by means of children’s songs adapted through Augmentative and Alternative Communication Systems. Participants were a class of seven Preschool students with disabilities and severe communication complexity, along with their teacher, two auxiliary and three classes of regular education. Data collection took place between May and December, 2010. For the development of this research, a 3-tier Alternative Communication Program was applied. In the first phase, the teacher was provided with systematic guidance concerning language and communication, Augmentative and Alternative Communication Systems as well as the link between such systems and communication issues and the acquisition of literacy. In addition, the school curriculum and the class pedagogical planning were identified. In the second phase, by means of interviews with the teacher, the school’s routine and the student’s abilities were identified. The third step consisted in the creation and adaptation of resources through Augmentative... (Complete abstract click electronic access below) | en |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
dc.format.extent | 113 f. il. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Educação especial | pt |
dc.subject | Educação de crianças | pt |
dc.subject | Musica na educação | pt |
dc.subject | Music in education | en |
dc.title | Música por meio de sistemas de comunicação alternativa: inserção do aluno com deficiência na atividade pedagógica | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | massaro_m_me_mar.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000691533 | - |
dc.identifier.capes | 33004110040P5 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.