You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91192
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Anna Augusta Sampaio de [UNESP]-
dc.contributor.authorLopes, Ingrid Anelise-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:56Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:05:42Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:56Z-
dc.date.available2016-10-25T19:05:42Z-
dc.date.issued2011-05-09-
dc.identifier.citationLOPES, Ingrid Anelise. Os sentidos atribuídos à escrita por uma criança pequena com Síndrome de Down: um estudo a partir de atuação pedagógica na educação infantil. 2011. 129 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91192-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91192-
dc.description.abstractAo observamos, em escolas de Educação Infantil, crianças pequenas com síndrome de Down sem vivenciar a linguagem escrita, buscamos e não localizamos pesquisas que respondam a dúvidas sobre os sentidos que a criança pequena com síndrome de Down pode atribuir a essa linguagem, no contexto da Educação Infantil. Por compreendermos, a partir dos estudos emanados da Teoria Histórico-Cultural, que a criança pequena precisa vivenciar a escrita como uma necessidade, para percorrer o seu processo histórico de aquisição dessa linguagem, desenvolvemos uma pesquisa com o objetivo de descrever e compreender os sentidos atribuídos à escrita por uma criança pequena com síndrome de Down, bem como caracterizar a atuação pedagógica empregada em propostas de vivências dessa linguagem. Para tanto, em Atendimento Pedagógico de Suporte, a pesquisadora buscou promover tais vivências a uma criança pequena com síndrome de Down. Esses atendimentos foram filmados, e posteriormente, transcritos, por meio dos quais foram focalizados os sentidos relacionados à significação da escrita na atuação pedagógica. Os resultados da pesquisa apontam que a criança participante da pesquisa foi capaz de atribuir sentidos à escrita a partir dos modos como a vivenciou, o que decorreu de aspectos circunscritos aos Atendimentos Pedagógicos e também de questões macrossociais.pt
dc.description.abstractBy observing, in Child Education schools, small children with Down syndrome living without written language, it was searched (but not found) for research that answer questions about the meanings that small children with Down syndrome can attribute to this language, in the context of Child Education. From studies based on the Historical-Cultural Theory, it is understood that small children need to experience writing as a necessity, to go through the historical processes of this language acquisition; therefore, it was conducted a survey aimed at describing and understanding the meanings attributed to writing by a small child with Down syndrome and also at characterizing the pedagogical performance in proposals of experiencing this language. To do so, in Educational Support Services, the researcher sought to promote such experiences to a small child with Down syndrome. These appointments were videotaped and later transcribed; by using them it was focused the meanings related to the writing signification in educational performance. The survey results indicate that the child taking part in the research was able to confer meaning to writing based on the experienced modes, which happened from aspects circumscribed to Pedagogical Appointments as well as macro-social issues.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.description.sponsorshipUnidade Ffc-
dc.format.extent129 f. : il. color.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação especialpt
dc.subjectEducação inclusivapt
dc.subjectInclusão em educaçãopt
dc.subjectCrianças deficientes - Educaçãopt
dc.subjectDown, Sindrome dept
dc.subjectChild educationen
dc.subjectDown syndromeen
dc.titleOs sentidos atribuídos à escrita por uma criança pequena com Síndrome de Down: um estudo a partir de atuação pedagógica na educação infantilpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filelopes_ia_me_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000670612-
dc.identifier.capes33004110040P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.