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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91201
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dc.contributor.advisorOliveira, Anna Augusta Sampaio de [UNESP]-
dc.contributor.authorSilva, Luis Henrique-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:56Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:05:44Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:56Z-
dc.date.available2016-10-25T19:05:44Z-
dc.date.issued2009-07-06-
dc.identifier.citationSILVA, Luis Henrique. A concepção de êxito no ensino de história para alunos com deficiência intelectual. 2009. 128 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91201-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91201-
dc.description.abstractSegundo estatística do Ministério da Educação e Cultura (BRASIL, 2006), de 1998 a 2005, foram registradas 218.320 novas matrículas inclusivas nas escolas regulares, sendo 65,4% somente no Ensino Fundamental. Considerando que o mesmo quadro estatístico aponta que 43,4% destas matrículas são de alunos com deficiência intelectual, propomos a análise da dinâmica estabelecida no interior das escolas regulares, particularmente nas aulas de História, a partir do momento em que esses alunos começam a fazer parte do contexto escolar. O estudo teve como objetivo específico a busca em compreendermos qual seria a concepção de êxito no ensino de História para esses alunos. Frente ao objetivo, realizamos entrevistas com todos os 14 (quatorze) alunos com deficiência intelectual matriculados entre 5ª e 8ª série do Ensino Fundamental de uma Diretoria Regional de Ensino no interior do Estado de São Paulo, bem como seus respectivos professores de História. O resultado da coleta e análise de dados, estudados quantitativa e qualitativamente através da Análise Social Discursiva, demonstrou que a dinâmica do ensino não apresenta mudanças quando da presença desses alunos, mas promove uma constante busca por ferramentas capazes de adequá-los às características de uma educação que demonstrou-se essencialmente bancária (FREIRE, 2005). Reconhecendo a inexistência de tais ferramentas de controle e sujeição, percebemos finalmente que a inclusão escolar destes apresenta dois grandes potenciais: a inauguração de uma nova forma de exclusão social em que alunos estarão inseridos em espaços que sutilmente desconsiderarão a sua presença, ou a provocação de uma completa revisão dos objetivos da escola.pt
dc.description.abstractAccording to statistics of the Ministry of Education and Culture (BRASIL, 2006), from 1998 to 2005, there has been registered 218,320 new inclusive school registrations in the regular schools, being 65.4% only in Basic School. Considering that the same statistical picture points that 43.4% of these school registrations are of pupils with intellectual deficiency, we consider the analysis of the dynamics established in the interior of the regular schools, particularly in the lessons of History, from the moment when these pupils start to be part of the school context. The study had as specific goal the search in understanding what would be the conception of success in the education of History for these pupils. Front to the objective, we carried through interviews with all the 14 (fourteen) pupils with intellectual deficiency registered between 5ª and 8ª grades of Basic School of a Regional Direction of Education in the countryside of the State of São Paulo, as well as their respective History teachers. The result of the collection and analysis of data, studied quantitatively and qualitatively through the Discursive Social Analysis, demonstrated that the dynamics of education does not present changes when of the presence of these pupils, but promotes a constant search for tools capable to adjust them to the characteristics of an education that demonstrated essentially bankwise (FREIRE, 2005). Recognizing the inexistence of such tools of control and subjection, we realize finally that the school inclusion presents two great potentials: inauguration of a new form of social exclusion, where pupils will be inserted in spaces that will subtly not consider their presence, or the provocation of a complete revision of the objectives of the school.en
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent128 f. : il. color.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação especialpt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectHistoria - Estudo e ensinopt
dc.subjectDeficiência mental (Educação)pt
dc.subjectDeficiência intelectualpt
dc.subjectSpecial Educationen
dc.subjectHistory – Teach and Learnen
dc.subjectBasic Schoolen
dc.subjectDeficiencyen
dc.titleA concepção de êxito no ensino de história para alunos com deficiência intelectualpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesilva_lh_me_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000598824-
dc.identifier.capes33004110040P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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