You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91203
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDeliberato, Débora [UNESP]-
dc.contributor.authorMicheletto, Franciane Sonni Martins-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:56Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:05:44Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:56Z-
dc.date.available2016-10-25T19:05:44Z-
dc.date.issued2009-04-13-
dc.identifier.citationMICHELETTO, Franciane Sonni Martins. Ensino de arte para alunos com deficiência: relato dos professores. 2009. 88 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91203-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91203-
dc.description.abstractA literatura tem pontuado a importância da adaptação e adequação de recursos e estratégias para o ensino do aluno com deficiência. Nesse sentido, a disciplina de Arte poderia ser uma área importante para os professores do ensino regular, das diferentes disciplinas, vincularem seus objetivos de ensino e favorecerem as adequações necessárias aos alunos com deficiência. Considerando-se esse contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar o relato dos professores responsáveis pela disciplina de Arte, em relação às contribuições desta para o aluno com deficiência. Participaram desse estudo três professoras do Ensino Regular Fundamental de 1ª à 4ª séries, atuantes na disciplina de Arte com alunos com deficiência matriculados nas suas salas. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a entrevista semi-estruturada e caderno de conteúdo. Após a primeira entrevista com os três professores, os resultados foram transcritos e organizados no caderno de conteúdo por meio de categorias, e entregues as professoras que analisaram suas falas, nos três encontros subseqüentes. Ao serem realizados os procedimentos de coleta de informações, por meio do caderno de conteúdo, foram estabelecidos os temas e subtemas de acordo com o objetivo proposto: Tema 1 – Formação do professor, identificados os subtemas: - formação básica, continuada e assessorias; Temas 2 – Comunicação, subtemas: interação, compreensão e formas de expressão; Tema 3 – Planejamento Pedagógico, subtemas: objetivo, procedimento, adaptação curricular e resultados. Os temas e subtemas foram encaminhados para avaliação de dois juízes com experiência na área. Os resultados indicaram que os professores reconhecem a importância da Arte para os alunos com deficiência, porém encontram dificuldades em atuar com os mesmos. Assim sendo, foi possível constatar que todas...pt
dc.description.abstractThe literature has shown the importance of the adaptation and adequacy of resources and strategies to the teaching of the students with special needs. This way, the subject of arts could be an area of great importance for teachers from regular schools, with different subjects, to join their objectives of teaching and improve the necessary changes to the students with special needs. Considering this context, this paper had the aim to analyze the description of responsible teachers of Arts and their relation to the contribution to the student with special needs. Three teachers who teach Arts from the first to the fourth grade of the Elementary School participated in this study whose classrooms have students with special needs. The vehicle used to collect all this data was a semi-structured interview and a notebook of content. After the first interview with the three teachers, the results were written down and organized in the notebook of content into categories, and delivered to the teachers that analyzed their talks, in the following meetings. When all the procedure of the collection of data was completed, through the notebook of content, the themes and sub-themes were established according to the proposed objective: Theme 1- Teacher Graduation, identifying the subthemes: basic and continuous graduation and advisement; Theme 2 – Communication, subthemes: interaction, comprehension and forms of expression; Theme 3 – Pedagogical Planning, sub-themes: objective, procedure, program adaptation and results. The themes and sub-themes have been conducted to the evaluation of two judges with experience in this area. The results showed that the teachers recognize the importance of Arts to the students with special needs; however they have great difficulties to deal with them. In this case, it was possible to observe that all the teachers had University Graduation; meanwhile none of them had... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.format.extent88 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação especialpt
dc.subjectInclusão em educaçãopt
dc.subjectArtes - Formação de professorespt
dc.subjectSpecial Educationen
dc.subjectArtsen
dc.subjectTeachers’ Formationen
dc.subjectInclusionen
dc.titleEnsino de arte para alunos com deficiência: relato dos professorespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filemicheletto_fsm_me_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000599687-
dc.identifier.capes33004110040P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.