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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91211
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Deliberato, Débora [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Rocha, Aila Narene Dahwache Criado | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:24:56Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:05:45Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:24:56Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:05:45Z | - |
dc.date.issued | 2010-06-24 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Aila Narene Dahwache Criado. Processo de prescrição e confecção de recursos de tecnologia assistiva para educação infantil. 2010. 184 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/91211 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91211 | - |
dc.description.abstract | Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. A tecnologia assistiva vem conquistando um espaço importante na educação proporcionando ao aluno com deficiência acessibilidade para o desenvolvimento de diferentes habilidades. A literatura tem discutido os benefícios do uso da tecnologia assistiva na Educação Infantil independente de condição física, intelectual ou emocional do aluno com deficiência, proporcionando a esse aluno acesso aos pré-requisitos para leitura e escrita e inserção social. O objetivo deste trabalho foi descrever o processo de prescrição e confecção de recursos da tecnologia assistiva para crianças com paralisia cerebral no contexto da Educação Infantil. A coleta de dados deste estudo foi dividida em cinco tarefas: na tarefa 1 a finalidade foi entender a situação, ou seja, obter informações a respeito das crianças e o seu contexto escolar e nas tarefas 2, 3, 4 e 5 o pesquisador teve como procedimentos gerar ideias, escolher as alternativas viáveis e representar a ideia para construir o recurso de tecnologia assistiva. Os procedimentos pertinentes à coleta de dados foram realizados nas escolas de dois alunos com paralisia cerebral selecionados. Os procedimentos foram registrados por meio de filmagem, diário contínuo, gravação das entrevistas e protocolo de registro e após a transcrição das fitas de áudio e vídeo as informações foram compiladas em um único documento escrito. A partir deste documento, foi realizada análise de conteúdo,... | pt |
dc.description.abstract | Assistive technology is an area of knowledge, interdisciplinary feature which comprehends products, resources, methodologies, strategies, practices and services that aim to promote capability related to activity and participation of people with disabilities, impairments or limited mobility targeting their autonomy, independence, quality of life and social inclusion. Assistive technology has gained an important status in education, providing access to disabled students to the development of different skills. The literature has discussed the benefits of using assistive technology in preschool programs regardless the physical, intellectual or emotional conditions of the disabled students, giving these students access to the requirements for reading and writing and social inclusion. The objective of this study was to manufacture assistive technology resources for children with cerebral palsy in the context of preschool education. The data collection of this study was divided into five tasks: task 1 aimed to understand the situation, that is, gather information about the children and their school context and in tasks 2, 3, 4 and 5 the researcher had to generate ideas, choose feasible alternatives and present the idea’s prototype to build the assistive technology resource. The relevant procedures for data collection were conducted in the schools of the two selected students with cerebral palsy. The procedures were registered by continuous daily filming, recording of interviews and registration protocol and after the transcription of audio tapes and video, the information was compiled into a single written document. From this document, a content analysis was performed, establishing categories and subcategories that were submitted and outlined as representatives by the indication of judges in the area. The results derived from this analysis... (Complete abstract, click electronic address below) | en |
dc.format.extent | 184 f. : il. color. + Apêndice. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Educação de crianças | pt |
dc.subject | Educação especial | pt |
dc.subject | Deficientes - Orientação e mobilidade | pt |
dc.subject | Deficiência física | pt |
dc.subject | Special education | en |
dc.subject | Assistive technology | en |
dc.subject | Physical disability | en |
dc.title | Processo de prescrição e confecção de recursos de tecnologia assistiva para educação infantil | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | rocha_andc_me_mar.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000622619 | - |
dc.identifier.capes | 33004110040P5 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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