You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91226
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMontoya, Adrian Oscar Dongo [UNESP]-
dc.contributor.advisorBataglia, Patrícia Unger Raphael [UNESP]-
dc.contributor.authorFrança, Carla Andressa Plácido Ribeiro de-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:56Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:05:47Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:56Z-
dc.date.available2016-10-25T19:05:47Z-
dc.date.issued2012-08-13-
dc.identifier.citationFRANÇA, Carla Andressa Plácido Ribeiro de. Construção da autonomia moral junto a crianças e adolescentes de um abrigo institucional: pesquisa de intervenção. 2012. 310 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91226-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91226-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como tema o desenvolvimento da autonomia moral de crianças e adolescentes (entre 06 e 15 anos de idade) em situação de risco, que vivem em um serviço de acolhimento. O objetivo deste trabalho foi propor uma intervenção com os funcionários da instituição, com o propósito de construir um ambiente favorável à promoção do desenvolvimento moral das crianças e dos adolescentes orientado para sua autonomia e, assim, propiciar a promoção das relações de cooperação e respeito mútuo entre os adultos, entre adultos e crianças/adolescentes e entre as próprias crianças/adolescentes, favorecendo a elaboração e o cumprimento consciente de regras pelas crianças/adolescentes. Para alcançar esse propósito, realizamos um conjunto de ações junto aos funcionários e crianças e adolescentes da instituição. Esta investigação adotou o método da pesquisa-ação, no qual o pesquisador interage bem próximo dos participantes, definindo junto a estes os passos a serem seguidos e avaliando as ações e as necessidades que devem ser redirecionadas. Os participantes da pesquisa foram os funcionários da instituição (equipe técnica, educador/cuidador e auxiliar de educador/cuidador) e as crianças e adolescentes que residem no abrigo. De acordo com o método de pesquisa-ação, o trabalho seguiu quatro diferentes fases: Fase Exploratória (que foi feita na pesquisa anterior de diagnóstico), Fase Principal, Fase de Ação e Fase de Avaliação. Para a coleta dos dados, usamos de diferentes estratégias, como a entrevista clínica de diagnóstico com crianças/adolescentes, entrevista semiestruturada de avaliação com os funcionários, entrevista semiestruturada de avaliação com as crianças/adolescentes e entrevista clínica de avaliação com as crianças e adolescentes, além da observação...pt
dc.description.abstractThe theme of this research was the development of moral autonomy in children and adolescents (between 06 and 15 years old) at risk who live in a shelter. The aim of this work was to propose an intervention with the employees of the institution with the propose of constructing a favorable environment to promote the moral development of children and adolescents in the direction of their autonomy, and thus, propitiate the promotion of relations of cooperation and mutual respect between the own adults, between the adults and children/adolescents, and between the own children/adolescents, favoring the elaboration and the conscious compliment of the rules by the children/adolescents. In order to attain this purpose, we did a set of actions with the employees and with the children and adolescents of the institution. This study adopted the Action Research Method in which the researcher interacts very closely with the participants, defining the following steps with them and assessing the actions and the needs that must be reconducted. The employees of the institution (technical staff, educators/caregivers and auxiliary of the educators/caregivers) and children and adolescents that live in the shelter were the participants of this research. In Accordance with Action Research's method, this research followed four different phases: Exploratory Phase (that took place in a previous research of diagnosis), Main Phase, Action Phase and Evaluation Phase. To collect the data, we used many different strategies, such as clinic interview of diagnosis with the children/adolescents, semi structured interview of evaluation with the employees, semi structured interview of evaluation with the children/adolescents and clinic interview of evaluation with the children and adolescents besides of participant observation. The main ... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent310 f. il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectMenores abandonadospt
dc.subjectDesenvolvimento moralpt
dc.subjectAssistência em instituiçõespt
dc.subjectRelações humanaspt
dc.titleConstrução da autonomia moral junto a crianças e adolescentes de um abrigo institucional: pesquisa de intervençãopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filefranca_capr_me_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000702170-
dc.identifier.capes33004110040P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.