You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91232
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMortatti, Maria do Rosário Longo [UNESP]-
dc.contributor.authorPaula, Luzia de Fátima-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:57Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:05:48Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:57Z-
dc.date.available2016-10-25T19:05:48Z-
dc.date.issued2004-07-
dc.identifier.citationPAULA, Luzia de Fátima. O ensino de língua portuguesa no Brasil, segundo João Wanderley Geraldi. 2004. 144 f. +. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2004.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91232-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91232-
dc.description.abstractA fim de contribuir para a compreensão da história do ensino de língua portuguesa no Brasil e para a compreensão da proposta de João Wanderley Geraldi acerca desse ensino, são analisados, nesta dissertação, aspectos da coletânea O texto na sala de aula, organizada por Geraldi e editada pela ASSOESTE, em 1984, e pela Ática, em 1997. Foram utilizados, para a pesquisa de que resultou esta dissertação, procedimentos de localização, reunião e ordenação da bibliografia de João Wanderley Geraldi e sobre sua obra e atuação profissional, que viabilizaram a análise da configuração textual da coletânea O texto na sala de aula, com ênfase nos artigos assinados por Geraldi. Foi possível concluir que o projeto do Wanderley, baseado nos pressupostos teóricos do interacionismo lingüístico e disseminado em nosso país a partir da década de 1980, por meio da coletânea em questão, pode ser considerado como uma revolução conceitual no âmbito desse ensino, especialmente em decorrência da centralidade atribuída ao texto e ao trabalho com as três práticas.pt
dc.description.abstractAiming to contribute to the understanding of the history of the Portuguese language teaching in Brazil and to the understanding of the proposal of João Wanderley Geraldi about this teaching, in the dissertation, aspects of the collection O texto na sala de aula, organized by Geraldi and edited by ASSOESTE in 1984, and by Ática, in 1997, are analyzed. For the research that resulted in this dissertation, procedures of localization, meeting, and ordering of the bibliography of João Wanderley Geraldi and about his work and professional acting that led to the analysis of the textual configuration of the collection O texto na sala de aula, with emphasis on the articles signed by Geraldi. It was possible to conclude that Wanderley's project based on the theoretical assumptions of linguistic interactionism and disseminated throughout our country from the 80's, through this collection, can be considered as a conceptual revolution in the field of this teaching, mainly in the arising of the centrality attributed to the text and to the work with three practices.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.format.extent144 f. + anexo-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectLingua portuguesa - Estudo e ensinopt
dc.subjectAtividades criativas na sala de aulapt
dc.subjectInteracionismo lingüísticopt
dc.subjectTeaching of Portuguese languageen
dc.subjectLinguistic interactionismen
dc.subjectHistory of the teaching of Portuguese in Brazilen
dc.titleO ensino de língua portuguesa no Brasil, segundo João Wanderley Geraldipt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filepaula_lf_me_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000226325-
dc.identifier.capes33004110040P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.