You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91240
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP]-
dc.contributor.authorPaccini, Viviane Lameu Ribeiro-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:57Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:05:49Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:57Z-
dc.date.available2016-10-25T19:05:49Z-
dc.date.issued2007-06-06-
dc.identifier.citationPACCINI, Viviane Lameu Ribeiro. Caminhos para uma prática inclusiva de leitura e escrita na escola. 2007. 177 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2007.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91240-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91240-
dc.description.abstractO presente trabalho é fruto de pesquisa e colaboração em um programa de formação continuada para professores de Língua Portuguesa, da rede pública estadual de ensino da região de Assis-SP, que trabalham com alunos surdos em suas salas de aula. Trata-se de um estudo qualitativo, que se realizou nos moldes da pesquisa-ação, por meio do qual, analisou-se tal processo de formação continuada e seus efeitos na prática pedagógica dos professores participantes, buscando-se também verificar aspectos comuns e contraditórios nesse processo. Além disso, esta pesquisa consistiu em analisar as dificuldades encontradas e as estratégias utilizadas por esses professores, bem como as mudanças ocorridas em suas práticas, suas concepções sobre leitura e escrita e a relevância dos estudos de L. S. Vigotski e M. Bakhtin para uma prática pedagógica que possibilite a aprendizagem de todos os alunos, especialmente no tocante à leitura e à escrita. Por meio da observação nos encontros de formação docente, de questionários, de visitas a escolas e salas de aula e da coleta de material escrito produzido pelos alunos surdos, foi possível constatar a necessidade de dar continuidade a esses encontros de formação em serviço e de ações políticas educacionais efetivas que viabilizem o processo de inclusão escolar. Entre as dificuldades, a maior reside na problemática comunicação entre professor e aluno surdo e, por isso, as estratégias utilizadas estão mais voltadas a amenizar tal problema. Ao longo dos encontros, pôde-se verificar mudanças na prática docente, para uma melhor compreensão e desenvolvimento educacional do aluno surdo. Constatou-se, ainda, um discurso pedagógico que aponta para uma concepção de escrita enquanto simples transformação de fonemas em grafemas e de leitura enquanto ato de decodificação, o que viria a dificultar a...pt
dc.description.abstractThis work is the result of researching and collaborating whith a continuous formation programme for Portuguese language Teachers inserted in the state Teaching in the region of Assis - SP who taught deaf students in their classrooms. It is a qualitative study based on the action research, which was used to analyse such continuous formation process and its effects over the pedagogical practice of teachers involved, as well as to verify common and contradictory aspects in this process. Apart from this, the research aims to analyze the difficulties that came across and the strategies employed by the teachers. It was also considered the changes ocurred in their practice, their conception of reading and writing an the importance of L.S. Vigotski and M. Bakhtin's studies in order to develop a pedagogical practice which makes possible every student's learning, specially in which concerns reading and writing. Through the observation performed during the teaching formation meetings, questionnaires, school and classroom visits and the collection of written materials made by the deaf students, it was possible to establish a necessity of keeping on doing the formation meetings and also effective political - educational actions which make feasible the school inclusion process. Considering the difficulties, the greatest one lies on the teacher and the deaf student. That is the reason why the strategies employed focus on reducing such problem. As the meetings went by changes in the teaching practice were set up towards a better comprehension and educational development of the deaf students. Furthermore, it was noticed the presence of a pedagogical speech that points out to the written conception as a mere transformation of phonemes into grammatical structures and whose reading conception is grounded on the act of decoding. For this cause, the deaf student learning process is made difficult. Therefore, the words by L.S. Vigotski and M. Bakhtin are a remarkable.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.format.extent177 f. : il. color. + anexo-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação inclusivapt
dc.subjectProfessores de ensino do segundo grau - Formaçãopt
dc.subjectLeitura - Estudo e ensinopt
dc.subjectFormação profissionalpt
dc.subjectEscritapt
dc.subjectContinuous formationen
dc.titleCaminhos para uma prática inclusiva de leitura e escrita na escolapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filepaccini_vlr_me_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000504524-
dc.identifier.capes33004110040P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.