Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91244
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Deliberato, Débora [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Silva, Andréia Parente da | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:24:57Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:05:49Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:24:57Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:05:49Z | - |
dc.date.issued | 2005-02-25 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Andréia Parente da. Análise das falas dos professores de educação especial a respeito da atuação e da formação do educador relacionado ao contexto da comunicação. 2005. 179 f. +. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2005. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/91244 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91244 | - |
dc.description.abstract | A necessidade de formação do educador para lidar com as especificidades da educação especial vem sendo intensamente discutida, considerando que a escola inclusiva exige modificações no ensino, necessitando rever os programas de formação inicial e continuada destes profissionais. A diversidade de alunos com necessidades educacionais especiais exige um planejamento com estratégias e recursos adequados, auxiliando e proporcionando ações que garantam a aprendizagem desses alunos. Neste contexto, a literatura tem demonstrado a necessidade de capacitação a respeito da área de Comunicação Alternativa e Suplementar para o professor que atua com alunos com severo comprometimento na comunicação. O objetivo foi analisar a percepção do professor de educação especial da rede municipal de Londrina a respeito de atuação e formação de educadores no contexto da comunicação alternativa. Participaram deste estudo 12 professores da rede municipal de Londrina que atendiam na área da educação especial há pelo menos 6 meses. A coleta de dados ocorreu por meio de um roteiro de entrevista semi-estruturada. Este roteiro foi elaborado e apresentado a juízes com experiência, sendo reformulado e utilizado em um estudo-piloto para avaliar a necessidade de adequação das questões. Realizadas as devidas alterações, elaborou-se o roteiro final, contendo 36 questões. Posteriormente, realizaram-se as entrevistas e as transcrições, também, foram submetidas a juízes. A partir de uma análise qualitativa dos conteúdos da fala dos 12 professores, foi possível estabelecer quatro temas com seus respectivos subtemas: Tema 1- Caracterização do aluno foram identificados os subtemas: - Aspectos Físicos e Comportamentais; Habilidades de Comunicação (compreensão e expressão); Dificuldades (sociais, de compreensão/expressão, motoras, de comportamento, de memória e de aprendizagem)... | pt |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.format.extent | 179 f. + anexo | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Professores - Formação - Educação especial | pt |
dc.subject | Comunicação na educação - Crianças deficientes | pt |
dc.subject | Escolas especiais para deficientes | pt |
dc.subject | Comunicação alternativa e suplementar | pt |
dc.subject | Teacher's Qualification | en |
dc.subject | Alternative and Supplementary Communication | en |
dc.title | Análise das falas dos professores de educação especial a respeito da atuação e da formação do educador relacionado ao contexto da comunicação | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | silva_ap_me_mar.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000290899 | - |
dc.identifier.capes | 33004110040P5 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.