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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91244
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dc.contributor.advisorDeliberato, Débora [UNESP]-
dc.contributor.authorSilva, Andréia Parente da-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:57Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:05:49Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:57Z-
dc.date.available2016-10-25T19:05:49Z-
dc.date.issued2005-02-25-
dc.identifier.citationSILVA, Andréia Parente da. Análise das falas dos professores de educação especial a respeito da atuação e da formação do educador relacionado ao contexto da comunicação. 2005. 179 f. +. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2005.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91244-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91244-
dc.description.abstractA necessidade de formação do educador para lidar com as especificidades da educação especial vem sendo intensamente discutida, considerando que a escola inclusiva exige modificações no ensino, necessitando rever os programas de formação inicial e continuada destes profissionais. A diversidade de alunos com necessidades educacionais especiais exige um planejamento com estratégias e recursos adequados, auxiliando e proporcionando ações que garantam a aprendizagem desses alunos. Neste contexto, a literatura tem demonstrado a necessidade de capacitação a respeito da área de Comunicação Alternativa e Suplementar para o professor que atua com alunos com severo comprometimento na comunicação. O objetivo foi analisar a percepção do professor de educação especial da rede municipal de Londrina a respeito de atuação e formação de educadores no contexto da comunicação alternativa. Participaram deste estudo 12 professores da rede municipal de Londrina que atendiam na área da educação especial há pelo menos 6 meses. A coleta de dados ocorreu por meio de um roteiro de entrevista semi-estruturada. Este roteiro foi elaborado e apresentado a juízes com experiência, sendo reformulado e utilizado em um estudo-piloto para avaliar a necessidade de adequação das questões. Realizadas as devidas alterações, elaborou-se o roteiro final, contendo 36 questões. Posteriormente, realizaram-se as entrevistas e as transcrições, também, foram submetidas a juízes. A partir de uma análise qualitativa dos conteúdos da fala dos 12 professores, foi possível estabelecer quatro temas com seus respectivos subtemas: Tema 1- Caracterização do aluno foram identificados os subtemas: - Aspectos Físicos e Comportamentais; Habilidades de Comunicação (compreensão e expressão); Dificuldades (sociais, de compreensão/expressão, motoras, de comportamento, de memória e de aprendizagem)...pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent179 f. + anexo-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectProfessores - Formação - Educação especialpt
dc.subjectComunicação na educação - Crianças deficientespt
dc.subjectEscolas especiais para deficientespt
dc.subjectComunicação alternativa e suplementarpt
dc.subjectTeacher's Qualificationen
dc.subjectAlternative and Supplementary Communicationen
dc.titleAnálise das falas dos professores de educação especial a respeito da atuação e da formação do educador relacionado ao contexto da comunicaçãopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesilva_ap_me_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000290899-
dc.identifier.capes33004110040P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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