You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91247
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDeliberato, Débora [UNESP]-
dc.contributor.authorFerreira, Grace Cristina-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:57Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:05:49Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:57Z-
dc.date.available2016-10-25T19:05:49Z-
dc.date.issued2006-03-28-
dc.identifier.citationFERREIRA, Grace Cristina. Programa de educação familiar continuada em linguagem: orientações a pais de crianças com atrasos globais do desenvolvimento. 2006. 165 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2006.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91247-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91247-
dc.description.abstractCrianças com atrasos globais do desenvolvimento têm importantes déficits no desenvolvimento da linguagem, necessitando de apoio terapêutico e educacional globalizado, com o envolvimento da família. Observa-se, no entanto, que a participação das famílias destas crianças em programas de orientação presencial é limitada, em virtude das dificuldades encontradas quanto à locomoção, disponibilidade de tempo, e compreensão da importância de informações desta natureza para o desenvolvimento de seus filhos. Assim, buscou-se elaborar um programa de orientação em linguagem, em formato escrito e ilustrado, destinado a famílias de crianças com atrasos globais do desenvolvimento. A seqüência de procedimentos dos três estudos propiciou a elaboração do programa de educação familiar em linguagem em parceria com as famílias, e lhes oportunizou assumir seus papéis como agentes no desenvolvimento da linguagem de seus filhos.pt
dc.description.abstractChildren with global developmental delay present important deficits in language development and need global therapeutic and educational support, with the involvement of their families. It is observed, however, that these children's families participation in orientation programs is limited due to difficulties regarding locomotion, time availability and understanding of the importance of the information for their children's development. Based on these facts, a continuing family education program on language was designed in a written and illustrated format for families of children with global developmental delay. The series of procedures of the three studies allowed the elaboration of the family education program on language together with the families, and gave them the opportunity to assume their roles as agents in their children's language development.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent165 f. : il. color.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação especialpt
dc.subjectDesenvolvimento da linguagem - Criançaspt
dc.subjectEducação familiar - Crianças - Desenvolvimentopt
dc.subjectFamília - Orientaçãopt
dc.subjectFamily orientationen
dc.subjectChild s languageen
dc.subjectSpecial educationen
dc.titlePrograma de educação familiar continuada em linguagem: orientações a pais de crianças com atrasos globais do desenvolvimentopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileferreira_gc_me_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000460865-
dc.identifier.capes33004110040P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.