You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91249
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAraújo, Rita de Cássia Tibério [UNESP]-
dc.contributor.authorPereira, Débora Morais-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:57Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:05:50Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:57Z-
dc.date.available2016-10-25T19:05:50Z-
dc.date.issued2012-05-16-
dc.identifier.citationPEREIRA, Débora Morais. Desempenho de alunos de séries iniciais no teste do desenvolvimento da integração visuomotora e variáveis relacionadas. 2012. 80 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91249-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91249-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo analisar o desempenho de alunos do segundo ano do Ensino Fundamental no Developmental Test of Visual-Motor Integration (Beery VMI) tendo como variáveis de investigação o desempenho nas tarefas escolares de escrita, aritmética e leitura do Teste de Desempenho Escolar (TDE), o nível econômico, a ocorrência de nascimento pré-termo e/ou com baixo peso e a presença de deficiências. A coleta de dados foi realizada em uma escola pública de ensino fundamental. Participaram do estudo 77 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental (antiga 1ª série), com idade média de 7 anos e 6 meses. Dessas 77 crianças avaliadas, três foram apontadas pelos responsáveis como apresentando alguma deficiência e outras 7 como nascidas pré-termo e/ou com baixo peso. Para a coleta de dados foram utilizados os testes Beery VMI e TDE. O Critério de Classificação Econômica (CCEB) foi transformado em um questionário autoaplicável para caracterizar o nível econômico das famílias dos alunos participantes. Também foram acrescidas a este questionário, questões para caracterização dos alunos quanto às condições do nascimento e presença de deficiências. Uma primeira análise dos resultados foi realizada levando-se em consideração o desempenho de todas as crianças (N=77). Os resultados encontrados nessa análise foram apresentados aos professores, tendo sido redigido e disponibilizado aos responsáveis um relatório com o desempenho obtido pelas crianças nos testes aplicados. Outra análise foi realizada separando-se as crianças cujos responsáveis referiram presença de deficiência e as crianças que nasceram pré-termo (˂ 37 semanas) e/ou com baixo peso (˂ 2500 g). Relacionando a pontuação...pt
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the second year Elementary School students performance in the Test of Developmental of Visual-Motor Integration (Beery VMI) having as variables the performance in writing, arithmetic and reading tasks of the Teste de Desempenho Escolar - TDE (Academic Performance Test), the economic level, the preterm birth and/or birth weight and the presence of disabilities. Data collection was performed in a public elementary school. Were participants 77 2nd elementary school students (previous 1st grade), with 7 years and 6 months mean age. Of these 77 children evaluated, three were appointed by those responsible as having a disability and other 7 as preterm and/or underweigh birth. To collect data was used the Beery VMI and TDE tests. The Economic Classification Criterio (CCEB) was transformed into a self-administered questionnaire to characterize the participating families economic status. Were also added to the questionnaire, questions to characterize the students birth conditions and the disabilities presence. A first analysis was performed with the performance of all children (N=77). This analysis results were presented to the teachers, having been written and made available to the children responsible a report showing the children performance in the tests. Another analysis was performed separating the children whose responsible reported the presence of disabilities and children who born preterm (˂37 weeks) and/or low weigh birth (˂2500g). Relating the scores in visuo-motor integration test of Beery VMI with the tasks of TDE for all children evaluated in this study, was observed a significant correlation... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent80 f. il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação especialpt
dc.subjectPercepção visualpt
dc.subjectCapacidade motorapt
dc.subjectEducaçãopt
dc.titleDesempenho de alunos de séries iniciais no teste do desenvolvimento da integração visuomotora e variáveis relacionadaspt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filepereira_dm_me_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000695929-
dc.identifier.capes33004110040P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.