You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91272
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorJúnior, Juvenal Zanchetta [UNESP]-
dc.contributor.authorNóbrega, Débora da Silva-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:57Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:05:53Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:57Z-
dc.date.available2016-10-25T19:05:53Z-
dc.date.issued2007-03-16-
dc.identifier.citationNÓBREGA, Débora da Silva. Animação quadro a quadro: uma experiência didática no ensino da História. 2007. 123 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2007.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91272-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91272-
dc.description.abstractEsta pesquisa investiga como se dá a construção do conhecimento histórico - o que pressupõe a apreensão do conceito de tempo histórico - por alunos do ensino fundamental e médio de uma escola pública de Marília - SP. Por meio de uma dinâmica pedagógica dialógica e que utiliza a produção de filmes de animação quadro a quadro como base para a construção de discursos históricos pelos alunos, busca aliar o estudo da História às várias linguagens presentes na atualidade. Os diálogos estabelecidos nas aulas, diante de fontes históricas primárias e secundárias, são analisados de acordo com o conceito de circularidade cultural e pelo paradigma indiciário proposto por Carlo Ginzburg, cuja fonte teórica são os estudos da linguagem de Mickail Bakhtin.pt
dc.description.abstractThe present research investigates how the construction of historic knowledge happens - what implies apprehending of the concept of historic time - by elementary and high school students of a public school in Marília, SP, Brazil. By means of a dialogical pedagogical dynamics, and using the production of stop motion pictures as the basis upon which the students construct historic speeches, it aims at enlacing the study of History and the numerous languages occurring at present. The dialogues established during classes, before primary and secondary historical sources, are analyzed according to the concept of cultural circularity and the sign's paradigm proposed by Carlo Ginzburg, whose theoretical sources are Mickail Bakhtin language studies.en
dc.format.extent123 f. : il. color.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectGinzburg, Carlo, 1939-pt
dc.subjectBakhtin, M. M. (Michail Mikhailovick), 1895-1975pt
dc.subjectHistória - Estudo e ensino (Primeiro grau)pt
dc.subjectParadgma indiciáriopt
dc.subjectEnsino fundamental - construção do conhecimento históricopt
dc.subjectDinâmica pedagógica dialógicapt
dc.subjectHistoric knowledgeen
dc.subjectStop motion picturesen
dc.subjectSign's paradigmen
dc.titleAnimação quadro a quadro: uma experiência didática no ensino da Históriapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filenobrega_ds_me_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000492088-
dc.identifier.capes33004110040P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.