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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91284
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dc.contributor.advisorPagni, Pedro Ângelo [UNESP]-
dc.contributor.authorSeabra, Antonio-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:58Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:05:54Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:58Z-
dc.date.available2016-10-25T19:05:54Z-
dc.date.issued2004-03-04-
dc.identifier.citationSEABRA, Antonio. Nietzsche filósofo da educação: vontade de potência e educação. 2004. 141 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2004.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91284-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91284-
dc.description.abstractO discurso filosófico de Nietzsche percorre a vida em ampla gama de considerações, mas não é difícil visualizar nele uma preocupação educativa, traduzida no propósito de arrancar o homem do estado carente e inseguro a que o teria confinado a cultura moderna, apontando-lhe a saída em uma nova cultura afirmativa e superior. Vista assim, toda a filosofia nietzscheana poderia ser entendida como uma grande crítica à cultura moderna, que o filósofo vê doente e necessitada de médicos para salvá-la. E a cura há que vir daqueles que se proponham a educar a humanidade para aquela elevação, mediante rompimento com idéias, práticas e métodos obsoletos. Todavia, se focarmos o exame em algumas partes de sua obra, veremos existir nelas pensamentos voltados mais diretamente para o tema da educação, em que, sem esforço demasiado, poderíamos ver delineada, ainda que não de maneira sistemática, uma filosofia da educação. Sabemos todos os operadores da esfera educacional que a questão em que se constitui a filosofia da educação é objeto de não poucos debates, parecendo distante o consenso em torno de uma definição. Se nos ativermos, porém, às questões que são colocadas pelas pessoas credenciadas a falar sobre o tema, veremos que dizem respeito a se a educação é direito de todos, se seu objeto é transmissão de conhecimentos, a formação do indivíduo, o desenvolvimento de suas potencialidades, o seu preparo para o exercício de uma profissão, todas essas tarefas, ou a combinação delas. De tudo isso Nietzsche se ocupou em seus escritos, sobretudo naqueles que são considerados por alguns biógrafos e comentadores como os da primeira fase de seu pensamento. E no questionamento da educação pelo filósofo, subjacente à idéia da necessidade de se conduzir a humanidade a uma cultura superior e emancipadora se apresenta aquilo...pt
dc.description.abstractThe philosophical Nietzsche's speech covers the life in ample gamma of considerations, but it is not difficult to visualize which is always present in its essence an educative concern, translated in the purpose to move the man from the destitute and unsafe state that it would have confined the modern culture, pointing it the exit that will be found in a new affirmative and superior culture. In this aspect, all the Nietzsche's philosophy could be understood it is a great critical to the modern culture, which the philosopher sees sick and needed of doctors to save it. The cure has to come from those who propose to educate the humanity for that elevation, by means of disruption with ideas, practical and obsolete methods that obstructs such mission. However, if we concentrate the examination in some parts of its work, we will see that there are more directly thoughts directed to the subject of the education, where, without too much effort, we could see delineated, yet not in a systematic way, an education's philosophy. We all operators of the educational sphere know that the question what the education's philosophy constitutes is object of not few debates, seeming far a consensus around a definition. If we guide ourselves, however by the subject placed about these questions, we will verify that we see placed by the credential people to talk about the subject are, for example, if the education is everyone's right, if its object is transmission of knowledge, the formation of the individual, the development of his or her potentialities, his or her preparation for the exercise of a profession, all these tasks, or the combination of them. Of all this Nietzsche occupied himself in his writings, over all in those considered by some biographers and commentators as the first phase of his. The questioning of the education by the philosopher, as we will try to evidence, it develops on the... (Complete abstract, click electronic address below)en
dc.format.extent141 f. :-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectNietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900pt
dc.subjectFilosofia alemãpt
dc.subjectEducação - Filosofiapt
dc.subjectEducadorespt
dc.subjectEducationen
dc.subjectPhilosophyen
dc.subjectCultureen
dc.subjectSuperior Cultureen
dc.subjectPowersen
dc.subjectWill to Poweren
dc.titleNietzsche filósofo da educação: vontade de potência e educaçãopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileseabra_a_me_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000224272-
dc.identifier.capes33004110040P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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