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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91286
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Carrara, Kester [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Hayashi, Ednéia Aparecida Peres | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:24:58Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:05:54Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:24:58Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:05:54Z | - |
dc.date.issued | 2002 | - |
dc.identifier.citation | HAYASHI, Ednéia Aparecida Peres. Dificuldades de leitura e problemas de indisciplina: aplicação da metodologia da equivalência de estímulos e o procedimento de exclusão. 2002. 67 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2002. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/91286 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91286 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo foi o de investigar se a tecnologia de equivalência de estímulos e o procedimento de exclusão, reduzindo dificuldades de leitura e escrita, também reduzem comportamentos avaliados como de indisciplina. Os resultados indicam que o programa de ensino de leitura e escrita, por meio da combinação dos procedimentos de discriminação condicional e o de exclusão, contribui para a aprendizagem de leitura de todas as palavras de treino e de novas palavras, as quais não foram diretamente ensinadas aos sujeitos. Quanto aos resultados obtidos com o Inventário TRF, a redução nos escores, embora a maioria tenha apresentado-se baixa, parece considerável e indicadora da eficiência da metodologia utilizada também enquanto promotora de melhora em comportamentos relacionados com indisciplina, conforme avaliação dos professores. | pt |
dc.description.abstract | The objective of this study was to investigate if the 'stimulus equivalences technology' and the exclusion procedures, which reduce the difficulties in reading e writing, would also reduce unruly behavior. The results pointed that the reading and writing teaching program combined with the conditional discrimination and exclusion procedures, contributed to the reading learning of all the training words and new ones as well, which were not directly taught to the individuals. Concerning the results obtained from the TRF inventory, the reduction in the scores, although the majority has presented low ones, it seems to confirm the efficiency of the used methodology and the improvement related to unruly behaviors, according to the teachers evaluation. | en |
dc.format.extent | 67 f. : tabelas estatísticas + anexo | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Disciplina escolar | pt |
dc.subject | Inabilidade na leitura | pt |
dc.subject | Compreensão na leitura | pt |
dc.subject | Aprendizagem discriminativa | pt |
dc.subject | Dificuldades de leitura/escrita | pt |
dc.subject | Discriminação condicional | pt |
dc.subject | Indiscipline | en |
dc.subject | Reading/writing difficulties | en |
dc.subject | Conditional discrimination | en |
dc.title | Dificuldades de leitura e problemas de indisciplina: aplicação da metodologia da equivalência de estímulos e o procedimento de exclusão | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | hayashi_eap_me_mar.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000223944 | - |
dc.identifier.capes | 33004110040P5 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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