You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91291
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVieitez, Cândido Giraldez [UNESP]-
dc.contributor.authorAmaral, Wagner Roberto do-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:25:16Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:05:55Z-
dc.date.available2014-06-11T19:25:16Z-
dc.date.available2016-10-25T19:05:55Z-
dc.date.issued2003-02-27-
dc.identifier.citationAMARAL, Wagner Roberto do. A política de educação de jovens e adultos desenvolvida pela APEART no Parana: recontando sua história e seus princípios, seus passos e (des)compassos. 2003. 234 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2003.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91291-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91291-
dc.description.abstractO presente trabalho busca compreender as relações existentes entre as políticas de educação de jovens e adultos e o complexo campo das organizações não-governamentais no Brasil, através da análise da história e da identificação dos princípios político-pedagógicos da APEART - Associação Projeto Educação do Assalariado Rural Temporário, organização que atua no estado do Paraná. O estudo reúne importantes referências bibliográficas que apresentam os diversos contextos, concepções, protagonistas e diretrizes que influenciaram a configuração das políticas de educação de jovens e adultos no Brasil, bem como busca articular o papel das ONGs nestes cenários, explicitando potencialidades e contradições que marcam sua relação junto aos movimentos sociais e aos organismos governamentais. A pesquisa realizada junto à APEART possibilitou-nos, a partir da caracterização e análise do seu percurso histórico, afirmar a importância em se evidenciar os princípios político-pedagógicos e demarcar a identidade das organizações, no sentido de se dimensionar e potencializar sua atuação no campo das políticas educacionais.pt
dc.description.abstractThe present work aims to understand the existing relations between the politics of young and adult education and the complex field of the non-governmental organizations in Brazil, through the analysis of the history and the identification of the politician-pedagogical principles of the APEART - Association Project Education of the Temporary Agricultural Wage-earner, organization that acts in the state of Paraná. The study congregate important bibliographical references that present the diverse contexts, conceptions, protagonists and lines of direction who had influenced the configuration of the politics of young and adult education in Brazil, as well as aim to articulate the function of the ONGs in these scenes, showing potentialities and contradictions that mark its relation with the social movements and the governmental organisms. The search done with the APEART made possible to us, from the characterization and analysis of its historical passage, to affirm the importance in evidencing the politician-pedagogical principles and to demarcate the identity of the organizations, in the direction to measure and improve its performance in the field of the educational politics.en
dc.format.extent234 f. : il.color.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação popularpt
dc.subjectOrganizações não-governamentaispt
dc.subjectPolíticas educacionaispt
dc.subjectYoung and adult educationen
dc.subjectPopular educationen
dc.subjectONGsen
dc.subjectPolitician-pedagogical principlesen
dc.titleA política de educação de jovens e adultos desenvolvida pela APEART no Parana: recontando sua história e seus princípios, seus passos e (des)compassospt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileamaral_wr_me_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000206219-
dc.identifier.capes33004110040P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.