Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91413
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Filho, Abílio Garcia dos Santos [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Barduco, Roberto Carlos | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:25:20Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:06:11Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:25:20Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:06:11Z | - |
dc.date.issued | 2006-02-21 | - |
dc.identifier.citation | BARDUCO, Roberto Carlos. Motorista de ônibus urbano: insatisfação e desconforto com a poltrona. 2006. 96 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2006. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/91413 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91413 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo detectar os desconfortos e insatisfações dos motoristas de ônibus urbano, com a poltrona que trabalham. Para melhor realização do estudo, a presente pesquisa objetivou também conhecer informações pessoais dos motoristas, problemas de saúde que possam estar relacionados à profissão e à poltrona, e também questões diretamente ligadas à poltrona e ao posto de trabalho. Durante a revisão de literatura o presente trabalho fez um breve histórico do transporte coletivo na cidade de São Paulo e um comparativo de poltronas com países de primeiro mundo. Fez também uma análise das situações, comportamentos e o que ocorre com o corpo humano na posição sentada e também alguns apanhados de normas relacionadas à poltrona. Como pesquisa, o presente trabalho realizou um estudo de caso em 07 empresas na cidade de São Paulo, onde contou com uma pesquisa descritiva, sendo entrevistados 147 motoristas, totalizando uma média de 21 pesquisados por empresa. O estudo do caso permitiu conhecer as opiniões dos motoristas com relação à poltrona que trabalham. As empresas entrevistadas tinham perfis semelhantes, porém, com as mais diversificadas linhas de itinerário, variando desde a periferia, com ruas de pavimentações boas e ruins, ou em outros casos, linhas direcionadas para o centro da cidade com congestionamentos e problemas de superlotação nos ônibus e tinham como principal segmento de trabalho o ônibus urbano. Como principais resultados da pesquisa, pode-se ressaltar que 85,14% dos entrevistados apresentaram uma ou mais sugestões de melhoria para a poltrona; 56,76% disseram haver alguma dor que acreditavam ser por trabalharem sentados; 77,70% afirmaram que a poltrona faz transpirar muito, 52,03% reclamaram que o ato de sentar e levantar da poltrona é desconfortável. Por fim, concluiu-se que... | pt |
dc.description.abstract | This paper aimed to reveal the discomfort and dissatisfactions or urban public transport drivers referring to their seats. The paper aimed as well knowing personal information about the bus drivers, health problems that might be related to the occupation and the seat, and also inquiries straightly related to the seat and the job station. During the literal revisal, this paper took effect a brief report of the public transport in São Paulo and a comparative degree of the seats in world power countries. It was also reported an analysis of the situations, behaviors and what happens to the human body in the sat position as well as some pattern résumés related to the seat. As the concept of research, this paper developed an examination in seven companies of São Paulo in which figured on a descriptive research whereas 147 bus drivers were interviewed coming down to an average of 21 researched per company. This examination allowed the acquirement of the bus drivers' opinions related to the seat they work in. The interviewed companies had similar profiles, however they had the most diversified itinerary lines, alternating from the suburbs enclosing paving streets in good and bad condition to lines routed to the town center enclosing traffic jam and overcrowding and had as main job section the public transport. As the main results on the research, it followed that 85.14% of the interviewed presented one or more improvement suggestions referred to the seats; 56.76% complained about pain by means of working sat down; 77.70% affirmed that the seat makes them sweat too much; 52,03% complained that the sitting down and standing up action is uncomfortable. At last, it followed that the dissatisfaction... (Complete abstract click electronic access below) | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.format.extent | 96 f. : il. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Ergonomia | pt |
dc.subject | Transporte urbano | pt |
dc.subject | Motoristas de ônibus - Qualidade de vida no trabalho | pt |
dc.subject | Driver | en |
dc.subject | Ergonomics | en |
dc.title | Motorista de ônibus urbano: insatisfação e desconforto com a poltrona | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | barduco_rc_me_bauru.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000465661 | - |
dc.identifier.capes | 33004056082P0 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.