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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91508
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dc.contributor.advisorJunqueira, Renata Soares [UNESP]-
dc.contributor.authorSantiago, Giulliana-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:25:22Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:06:24Z-
dc.date.available2014-06-11T19:25:22Z-
dc.date.available2016-10-25T19:06:24Z-
dc.date.issued2013-06-24-
dc.identifier.citationSANTIAGO, Giulliana. Zombando se dizem as verdades: uma análise da comicidade na narrativa anônima Obras do diabinho da mão furada. 2013. 100 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras, 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91508-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91508-
dc.description.abstractPretendemos, com o presente trabalho, analisar a narrativa anônima portuguesa Obras do diabinho da mão furada sob a perspectiva do cômico. Provavelmente escrita num período que se situa entre o fim do século XVII e o fim da primeira metade do século XVIII, em Portugal – época em que a Inquisição ainda se fazia presente –, os elementos de comicidade que o autor invocará para o seu texto serão os responsáveis por camuflar o seu discurso, satirizando e, ao mesmo tempo, mostrando as mazelas da sociedade sua contemporânea. Entender cada um desses procedimentos cômicos faz-se necessário para que se possa iluminar, nas entrelinhas da narrativa, a crítica que ela apresenta. Além disso, pretendemos salvar do esquecimento obra ímpar na história da literatura portuguesa, com evidentes qualidades literárias, inteligente e divertida, que certamente não se encerra no período de sua produção, podendo mesmo ser atualizada por nós na sociedade nossa contemporânea, guardadas as devidas proporçõespt
dc.description.abstractThe present dissertation aims to analyze the Portuguese anonymous narrative Obras do diabinho da mão furada from the comic perspective. Probably, it was written between the end of the 17th century and the beginning of the 18th century, in Portugal, time when the Inquisition was still present. The comical elements that the author will use in his text will be responsible for camouflaging his speech, satirizing and, at the same time, showing the problems from his contemporary society. It’s necessary to understand each comic procedures to see in the leading of the narrative the critic that it cover. Furthermore, we intend to safe a singular work of that Portuguese literary context, with evident literary qualities, intelligent and funny. It doesn’t end in that moment, but we can actualize it to our contemporary societyen
dc.format.extent100 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectSilva, Antonio Jose da 1705-1739 Obras do diabinho da mão furadapt
dc.subjectLiteratura - Historia e criticapt
dc.subjectFicçãopt
dc.subjectFictionpt
dc.titleZombando se dizem as verdades: uma análise da comicidade na narrativa anônima Obras do diabinhpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesantiago_g_me_arafcl.pdf-
dc.identifier.aleph000732125-
dc.identifier.capes33004030016P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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