Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91509
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Fernando Brandão dos [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Assumpção, Thiago Alessander Mascagni | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:25:22Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:06:24Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:25:22Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:06:24Z | - |
dc.date.issued | 2010-02-26 | - |
dc.identifier.citation | ASSUMPÇÃO, Thiago Alessander Mascagni. O espaço em cena e sua profundidade: As bacantes. 2010. 87 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/91509 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91509 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa visa a compreender a questão do espaço n’ As bacantes de Eurípides desde a forma como ele é criado através do diálogo entre as personagens até a influência que esse mesmo espaço exerce na ação. O teatro representa visualmente em cena, através de gestos e falas dos atores, linguagens que são processadas mentalmente no público. Ao ler uma peça, deve-se estar ciente de que elementos concretos são usados pelo dramaturgo para criar o teatro mental. N’As bacantes de Eurípides, a ação, em certos momentos, remete a um universo mítico, como o nascimento de Dioniso, ou a um espaço exterior à cena, o monte Citerão, por exemplo, que se concretiza apenas na mente do espectador ateniense do século V a.C. Isso torna necessário recuperar e compreender esse espaço mutável para a leitura consciente da peça. | pt |
dc.description.abstract | This research seeks to comprehend the space subject in Euripides’ Bacchae from the way it is created through characters’ dialogue to the influence this space puts on the action. The theater performs visually, by actors’ voice and action, the language that is mentally processed in the audience. When we read a play, we must be aware that concrete elements are been used by the dramatist to create the mental theater. In Euripides’ Bacchae, the action, sometimes, refers to a mythic universe, like Dionysus’ birth, or to an offstage space, like mount Cithaeron, for example, that is materialized only in the fifth-century Athenian spectator’s mind. It makes necessary the recovery and the comprehension of this shifting space for the conscientious reading of the play. | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
dc.format.extent | 87 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Euripides. As bacantes - Crítica e interpretação | pt |
dc.subject | Teatro grego (Tragedia) | pt |
dc.title | O espaço em cena e sua profundidade: As bacantes | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | assumpcao_tam_me_arafcl.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000610647 | - |
dc.identifier.capes | 33004030016P0 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.