You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91511
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBaldan, Maria de Lourdes Ortiz Gandini [UNESP]-
dc.contributor.authorMagalhães, Marcela Ulhôa Borges-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:25:22Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:06:24Z-
dc.date.available2014-06-11T19:25:22Z-
dc.date.available2016-10-25T19:06:24Z-
dc.date.issued2011-04-29-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Marcela Ulhôa Borges. Um estudo dos ethos feminino em Chico Buarque sob uma perspectiva semiótica. 2011. 123 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91511-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91511-
dc.description.abstractNeste trabalho, pretendemos refletir sobre a imagem feminina nas letras de canção de Chico Buarque. O feminino sempre foi constante no cânone literário e em muitas outras manifestações artísticas. Quando a voz feminina delineia-se no discurso, entretanto, pode-se afirmar que se trata, de fato, de um sujeito ontológico feminino que se manifesta no plano textual? Entenderemos aqui o feminino como um efeito de sentido projetado no discurso por meio de diversas estratégias manipuladas pelo enunciador, e, a partir dessa ideia, propomo-nos a discutir, por meio da Teoria Semiótica de inspiração greimasiana e de outras teorias poéticas e linguísticas que com ela dialogam, a possibilidade da existência de um ethos de um enunciador feminino nas letras de canção de Chico Buarque. Como córpus, selecionamos as letras de canção “Atrás da porta”, “Com açúcar, com afeto”, “Gota d’água”, “O meu amor”, “Não sonho mais” e “Teresinha”, as quais submetemos a uma análise literária no que concerne aos elementos do plano de conteúdo e do plano de expressão do texto verbal. Por fim, após o exame do córpus selecionado, todas as recorrências composicionais encontradas nas letras de canção foram sistematizadas a fim de verificarmos a possibilidade de delinear um ethos feminino do enunciador no todo dos enunciados analisadospt
dc.description.abstractIn this work, we seek to understand the feminine image in lyrics by Chico Buarque. The feminine has always been constant in the literary canon and in many other artistic manifestations. However, when the feminine voice is drawn on the discourse, is it possible to affirm that it is indeed a woman who manifests herself on the textual level? We understand here the feminine as a meaning effect projected on the discourse through many strategies manipulated by the enunciator. On the basis of this idea, we intend to discuss, inspired by the Greimasian Semiotic Theory and by other poetic and linguistic theories that dialogue with it, the possibility of having a feminine enunciator’s éthos in Chico Buarque’s lyrics. As a corpus, we have selected the lyrics “Atrás da porta”, “Com açúcar, com afeto”, “Gota d’água”, “O meu amor”, “Não sonho mais” and “Teresinha”, which were submitted to a literary analysis in regard to elements of the content level and the expression level of the text. Finally, after examining the selected corpus, all compositional recurrences in these lyrics were systematized to verify the possibility of drawing a feminine enunciator’s éthos in every analyzed texten
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent123 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectBuarque, Chico, 1944-pt
dc.subjectSemioticapt
dc.subjectEthospt
dc.subjectFemininopt
dc.subjectEfeito de sentidopt
dc.subjectFeminineen
dc.subjectMeaning effecten
dc.subjectÉthosen
dc.subjectSemioticen
dc.titleUm estudo dos ethos feminino em Chico Buarque sob uma perspectiva semióticapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filemagalhaes_mub_me_arafcl.pdf-
dc.identifier.aleph000640390-
dc.identifier.capes33004030016P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.