Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91525
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Camarani, Ana Luiza Silva [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Machado, Daniel Leite | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:25:23Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:06:26Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:25:23Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:06:26Z | - |
dc.date.issued | 2011-05-23 | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, Daniel Leite. Poe diante do espelho: uma nova leitura da literatura fantástica. 2011. 153 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/91525 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91525 | - |
dc.description.abstract | Edgar Allan Poe afirma a respeito de seu poema The raven, em seu ensaio The philosophy of composition, que “[...] nenhum ponto de sua composição se refere ao acaso, ou à intuição, que o trabalho caminhou, passo a passo, até completar-se, com a precisão e a sequência rígida de um problema matemático”, demonstrando, por isso, que ele entendia ser o processo criativo um ato puramente lógico, consciente e analítico. E, de fato, a análise de seus textos comprova a proposição citada. Além disso, o autor americano é considerado por grande parte da crítica literária como o mestre do horror, figurando alguns de seus textos no cânone das obras primas do fantástico, sendo quase que indispensável a presença de algum de seus contos em uma coletânea dessa categoria literária. Partindo-se, então, desses elementos foi possível levantar a hipótese de que, como a obra poeana está tão intimamente relacionada ao fantástico, a análise de seu racional e sistemático método composicional poderá conduzir à inclusão de novos elementos à estrutura já existente da literatura fantástica. Assim, a presente pesquisa procurou sistematizar o peculiar modus operandi de Poe através da análise de seus contos The black cat, The fall of the house of Usher, The oval portrait, The man of the crowd, William Wilson, Ligeia, e ensaios The philosophy of composition Philosophy of furniture e The poetic principle, para em seguida contrastar os resultados obtidos com as teorias do fantástico, em especial a de Todorov, permitindo estabelecer, dessa forma, pouco a pouco, outra leitura da literatura fantástica, sob a ótica da própria teoria pessoal de Edgar Allan Poe | pt |
dc.description.abstract | Edgar Allan Poe said about his poem The Raven, in his essay The philosophy of composition, that [...] no one point in its composition is referrible either to accident or intuition - that the work proceeded, step by step, to its completion with the precision and rigid consequence of a mathematical problem. thereby demonstrating that he understood the creative process is a purely logical, conscious and analytical. And indeed, analysis of his texts proves the proposition cited. In addition, the american author is seen by much of literary criticism as the master of horror, featuring some of his texts in the canon of masterpieces of fantastic, with almost indispensable the presence of some of his tales in a collection of this literary category. Starting from those factors, it was possible to hypothesize that as the Poe‟s work is so closely related to the fantastic, the analysis of their rational and systematic compositional method may lead to inclusion of new elements the existing structure of fantastic literature. Thus, this research sought to systematize the peculiar modus operandi of Poe through the analysis of his short stories The black cat, The fall of the house of Usher, The oval portrait, The man of the crowd, William Wilson, Ligeia, and the essays The philosophy of composition, Philosophy of furniture and The poetic principle, then to contrast the results with the theories of fantastic, particularly Todorov‟s, establishing, thus, little by little, another reading of fantastic literature, from the perspective of their own Edgar Allan Poe‟s personal theory | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.format.extent | 153 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Poe, Edgar Allan, 1809-1849 | pt |
dc.subject | Literatura | pt |
dc.subject | Literatura fantastica | pt |
dc.subject | Fantastico | pt |
dc.subject | Filosofia da composição | pt |
dc.subject | Fantastic literature | en |
dc.subject | Philosophy of composition | en |
dc.title | Poe diante do espelho: uma nova leitura da literatura fantástica | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | machado_dl_me_arafcl.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000643997 | - |
dc.identifier.capes | 33004030016P0 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.