You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91531
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMarques, Wilton José [UNESP]-
dc.contributor.authorPaula, Tadeu Paschoal de-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:25:23Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:06:26Z-
dc.date.available2014-06-11T19:25:23Z-
dc.date.available2016-10-25T19:06:26Z-
dc.date.issued2009-02-05-
dc.identifier.citationPAULA, Tadeu Paschoal de. Violão de rua: canto de uma utopia romântica. 2009. 145 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91531-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91531-
dc.description.abstractA coletânea de poemas engajados Violão de Rua, organizada pelo Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE), foi publicada ao longo dos anos de 1962 e 1963 e materializa muito das agitações político-ideológicas e estéticas que marcaram a literatura do período. Acompanhando as transformações, efetivas e almejadas, ocorridas no quadro sócio-econômico do Brasil, caracterizado, ainda, pelo desenvolvimentismo e populismo predominantes na política dos anos anteriores, a literatura e a arte em geral pareciam tomadas por uma onda de intenções revolucionárias. O desejo de mudança repercutiu nas obras literárias, cujos conteúdos e, em casos mais raros, formas destinavam-se à transmissão de uma mensagem conscientizadora para o público pretendido, o povo, esclarecendo-o acerca de sua condição e da necessidade de uma revolução. Este trabalho apresenta uma investigação sobre a imagem de povo nutrida pelos intelectuais de esquerda e presente na literatura do CPC, além de se ater cuidadosamente ao debate entre engajamento literário e qualidade estética, imprescindível para situar o Violão de Rua entre as movimentações literárias da segunda metade do século XX no Brasil.pt
dc.description.abstractThe collection of engaged poems Violão de Rua, organized by Centro Popular de Cultura (CPC) of União Nacional dos Estudantes (UNE), was published along 1962 and 1963 and brings much of the political, ideological and aesthetical agitations that marked that time literature. Among with transformations, made and wished, that occurred in the social-economical situation of Brazil, marked by populism and developmentism, literature and art in general seemed stroked by a wind of revolutionary intentions. The will of change appeared in the literary works transforming them in consciousness tools for brazilian folk. This work presents an investigation about the folk conception of left intellectuals and present in CPC literature. Another worry of this work is the argue between literary engagement and aesthetic quality, necessary to put Violão de Rua into the second half of the XX century literary transformations in Brazil.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent145 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectLiteratura brasileirapt
dc.subjectCentro Popular de Culturapt
dc.subjectPoesia brasileirapt
dc.subjectBrazilian Literatureen
dc.subjectBrazilian Poetryen
dc.subjectEngaged Literatureen
dc.titleViolão de rua: canto de uma utopia românticapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filepaula_tp_me_arafcl.pdf-
dc.identifier.aleph000583538-
dc.identifier.capes33004030016P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.