You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91548
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGobbi, Marcia Valéria Zamboni [UNESP]-
dc.contributor.authorLopes, Tania Mara Antonietti-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:25:23Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:06:29Z-
dc.date.available2014-06-11T19:25:23Z-
dc.date.available2016-10-25T19:06:29Z-
dc.date.issued2007-02-23-
dc.identifier.citationLOPES, Tania Mara Antonietti. O realismo mágico na comunhão estética entre Memorial do convento e Cem anos de solidão. 2007. 90 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91548-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91548-
dc.description.abstractMemorial do Convento (1982), de José Saramago (1922), é a obra primordial que constitui o corpus de nossa pesquisa, na qual o autor português lança mão de um dos elementos representativos da expressão que, de certa forma, se associa à literatura hispano-americana e que se denomina como realismo mágico. É sob a perspectiva dessa categoria literária que propomos uma análise do romance do autor português. O mais importante na configuração do realismo mágico é a descoberta da misteriosa relação existente entre o homem e as circunstâncias em que está inserido. É importante esclarecermos que o realismo mágico não é hoje exclusivo da América Latina, mas foi apropriado por outras literaturas; sua preocupação elementar é constatar uma nova atitude do narrador diante do real. A produção de José Saramago e a de Gabriel García Márquez (1928) - autor cuja obra, Cem Anos de Solidão (1967), também integra, secundariamente, o nosso corpus - se assemelham em determinados procedimentos narrativos - tais como o realismo mágico, a desintegração da lógica linear de construção e a diversidade das vozes narrativas, que justificam sua aproximação. Considerando esses procedimentos, comuns na literatura hispano-americana, pretendemos estudar a comunhão estética entre as duas narrativas em questão, observando como o realismo mágico singulariza a relação entre história e ficção no romance de José Saramago.pt
dc.description.abstractMemorial do Convento (1982), by José Saramago (1922), is the main work in our research corpus, in which the Portuguese author uses one of the representative elements of the expression that is associated, in a way, with the Hispano-American literature and is called magical realism. It is through the perspective of this literary category that we propose an analysis of Saramago's novel. The most important element in the configuration of magical realism is the discovery of the mysterious relationship between man and the circumstances that surround him. It is important to clarify that magical realism today is not confined to Latin America, but was absorbed by other literatures; its main concern is to show a new attitude of the narrator towards reality. The work of José Saramago and Gabriel García Márquez (1928) - a writer whose novel Cem Anos de Solidão (1967) is also, secondarily, a part of our corpus - resemble each other in certain narrative procedures, like magical realism itself, the breakdown of linear logic and the diversity of narrative voices, all of which warrant their proximity. By considering those procedures, common in Hispano-American literature, we intend to study the aesthetic communion between the two narratives, showing how magical realism informs the relationship between history and fiction in José Saramago's novel.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent90 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectSaramago, José, 1922-pt
dc.subjectGarcía Márquez, Gabriel, 1928-pt
dc.subjectAnálise do discurso narrativopt
dc.subjectRealismo fantásticopt
dc.subjectRealism fantasticen
dc.titleO realismo mágico na comunhão estética entre Memorial do convento e Cem anos de solidãopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filelopes_tma_me_arafcl.pdf-
dc.identifier.aleph000489996-
dc.identifier.capes33004030016P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.