You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91552
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCamarani, Ana Luiza Silva [UNESP]-
dc.contributor.authorAlmeida, Marcela Rodrigues Vicente Holtz de-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:25:23Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:06:29Z-
dc.date.available2014-06-11T19:25:23Z-
dc.date.available2016-10-25T19:06:29Z-
dc.date.issued2008-06-06-
dc.identifier.citationALMEIDA, Marcela Rodrigues Vicente Holtz de. As manifestações do gótico em Lovecraft: do Castelo de Otranto ao solar de Ward. 2008. 116 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91552-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91552-
dc.description.abstractA dissertação de mestrado “As manifestações do gótico em H. P. Lovecraft: do castelo de Otranto ao solar de Ward” tem como objetivo analisar os elementos herdados da literatura gótica do século XVIII e adaptados por Howard Phillips Lovecraft em sua obra The case of Charles Dexter Ward (1927) assim como em seus contos The lurking fear e The outsider. No primeiro capítulo foi feito um estudo da literatura gótica como suas origens, características e as obras do período. No segundo capítulo encontra-se o estudo de obras que sucederam as obras góticas e que continuaram a utilizar-se de seus motivos, espaço e temas, adaptando-os. Ainda nesse capítulo há a contraposição das teorias do gótico e do fantástico mostrando que da literatura gótica surge uma literatura fantástica que segue a linha do terror. No terceiro capítulo analisamos as características da literatura fantástica de terror norte-americana, e por fim é feita a análise das obras de Lovecraft, salientando a importância da literatura gótica para a obtenção da atmosfera de terror em suas obras.pt
dc.description.abstractThe master’s dissertation “The manifestations of gothic in H. P. Lovecraft: from the castle of Otranto to the manor of Ward” aims to analyze the elements inherited from the Gothic literature of the eighteenth century and adapted by Howard Phillips Lovecraft in his work The case of Charles Dexter Ward (1927) as well as his short stories The lurking fear and The outsider. In the first chapter we have done a study of Gothic literature like its origins, features and the works of the period. The second chapter is the study of works that preceded Gothic works and continued to use their motifs, space and themes, adjusting them. Still in this chapter we oppose the theories of Gothic and fantastic showing that from the gothic literature arises the fantastic literature that follows the line of terror. In the third chapter we analyze the characteristics of the fantastic literature of terror in the United States, and lastly we analyze the Lovecraft’s works, stressing the importance of Gothic literature to obtain the atmosphere of terror in his works.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent116 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectLiteratura americanapt
dc.subjectLiteratura inglesapt
dc.subjectLiteratura fantasticapt
dc.subjectGothicen
dc.subjectFantasticen
dc.subjectEnglish literatureen
dc.titleAs manifestações do gótico em Lovecraft: do Castelo de Otranto ao solar de Wardpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filealmeida_mrvh_me_arafcl.pdf-
dc.identifier.aleph000558644-
dc.identifier.capes33004030016P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.