Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91565
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Alcides Cardoso dos [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Garcia, Valéria Cristina Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:25:24Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:06:31Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:25:24Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:06:31Z | - |
dc.date.issued | 2008-03-18 | - |
dc.identifier.citation | GARCIA, Valéria Cristina Gomes. A malandragem na construção da Ópera do Malandro de Chico Buarque: uma análise literária e musical. 2008. 130 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/91565 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91565 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo a análise estrutural da Ópera do Malandro de Chico Buarque de Holanda em seus componentes histórico, literário e musical. Primeiramente efetuou-se um levantamento do percurso da figura do malandro na sociedade brasileira, desde seu surgimento até a sua transformação na Era Vargas, utilizando-se estudos da Antropologia, Sociologia e Literatura. Passou-se, então, a um estudo da estrutura da obra, relacionando-a ao contexto histórico e às críticas que dirige a esse contexto. Por fim, foram selecionadas as canções do malandro, O Malandro no. 1, Homenagem ao Malandro e o Malandro no. 2 para efetuar-se uma análise literária e musical. Partiu-se do exame da melodia e do texto verbal, juntando-se a ele os elementos harmônicos da canção, em busca de significados implícitos no texto das músicas. Conclui-se que a análise desses elementos estruturais integrados permitiu elucidar aspectos do contexto histórico e da criação ficcional que não são explicitados pelo enredo da obra. | pt |
dc.description.abstract | Le présent travail se donne pour but d’analyser de façon structurelle l’ “Ópéra do Malandro”, de Chico Buarque de Holanda, dans ses composantes historiques, littéraires et musicales. Pour ce faire, nous avons tout d’abord procédé à un examen de la trajectoire de la figure du “malandro” au sein de la société brésilienne, de son apparition à sa transformation sous l’ère Vargas, en nous appuyant sur des études anthropologiques, sociologiques et littéraires. Puis, nous avons effectué une analyse de la structure de l’oeuvre, en l’associant au contexte historique et aux critiques qu’elle formule à son égard. Enfin, nous avons sélectionné les chansons du “malandro”, O Malandro no. 1, Homenagem ao Malandro et O Malandro no. 2 pour en faire une analyse littéraire et musicale. L’examen de la mélodie et du texte étant accompli, nous y avons ajouté les éléments harmoniques de la chanson, en quête de significations implicites dans les paroles. Ce faisant, nous aurons élucidé des aspects du contexte historique et ficcionnel qui ne sont pas explicités dans l’intrigue de l’oeuvre. | pt |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.format.extent | 130 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Buarque, Chico, 1944- | pt |
dc.subject | Literatura - História e critica - Teoria, etc | pt |
dc.subject | Musica e literatura | pt |
dc.subject | Musica popular | pt |
dc.title | A malandragem na construção da Ópera do Malandro de Chico Buarque: uma análise literária e musical | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | garcia_vcg_me_arafcl.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000549263 | - |
dc.identifier.capes | 33004030016P0 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.