You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91582
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPires, Antônio Donizeti [UNESP]-
dc.contributor.advisorMarchezan, Luiz Gonzaga [UNESP]-
dc.contributor.authorMorasco, Cibele Cristina-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:25:24Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:06:33Z-
dc.date.available2014-06-11T19:25:24Z-
dc.date.available2016-10-25T19:06:33Z-
dc.date.issued2008-02-29-
dc.identifier.citationMORASCO, Cibele Cristina. Fora do palco, dentro da vida: o contista Arthur Azevedo e o Rio de Janeiro de sua época. 2008. 118 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91582-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91582-
dc.description.abstractA pesquisa consiste no estudo do contista Arthur Azevedo (1855 – 1908), com base na teoria do conto, em particular, e na teoria da narrativa, em geral. É estudada a contribuição da obra de Arthur Azevedo no panorama da contística brasileira, tendo por principal objeto de estudo a análise de dez contos, escolhidos para o corpus da pesquisa por serem significativos em sua obra: “A Ritinha” (Contos possíveis – 1889), “Entre a missa e o almoço” (Contos possíveis – 1889), “Plebiscito” (Contos fora da moda – 1893), “A filha do patrão” (Contos fora da moda – 1893), “O velho Lima” (Contos fora da moda – 1893), “Vi-tó-zé-mé” (Contos efêmeros – 1897), “Incêndio no Politeama” (Contos efêmeros – 1897), “Uma amiga” (Contos efêmeros - 1897), “O Jaó” (Contos cariocas – 1928) e “De cima para baixo” (Vida alheia – 1929). Procura-se refletir sobre o modo como o referido autor conquistou tantos leitores na época e sobre a qualidade e permanência dos contos, que não são nada efêmeros. Para isso, são estudados os temas abordados, os costumes e personagens retratados e a construção de seus contos, que mesclam elementos teatrais e da oralidade, o que faz com que a obra do autor volte à gênese do gênero conto, através do anedótico. Além do mais, o autor faz uso do viés cômico e de uma linguagem simples e acessível, retratando o contexto da época, fim do século XIX e começo do XX, tendo por cenário, na maioria das vezes, a cidade do Rio de Janeiro.pt
dc.description.abstractCette recherche consiste à l´étude de l´oeuvre d´Arthur Azevedo (1855 – 1908), en se basant sur la théorie du conte, en particulier, et sur la théorie du récit, en général. On a étudié la contribution de l´oeuvre d´Arthur Azevedo dans le panorama du conte brésilien par l´analyse de dix contes, lesquels ont été choisis pour le corpus de la recherche grâce à son importance dans l´oeuvre de l´auteur; ces contes sont: “A Ritinha” (Contos possíveis – 1889), “Entre a missa e o almoço” (Contos possíveis – 1889), “Plebiscito” (Contos fora da moda – 1893), “A filha do patrão” (Contos fora da moda – 1893), “Vi-tó-zé-mé” (Contos efêmeros – 1897), “Incêndio no Politeama” (Contos efêmeros – 1897), “Uma amiga” (Contos efêmeros - 1897), “O velho Lima” (Contos fora da moda – 1893), “O Jaó” (Contos cariocas – 1928) e “De cima para baixo” (Vida alheia – 1929). On a voulu montrer le façon comme Arthur Azevedo a conquis tant de lecteurs dans cette époque-là, et sur la qualité et permanence de ses contes, qui n´ont pas rien d´éphémère. Pour cela, on a etudié, dans les contes, les thèmes, les coutumes, la construction des personnages et la composition textuelle, qui mélange des éléments théâtraux avec ceux de l´oralité, en faisant l´ouvre de l´auteur revenir à la genèse du genre conte, à travers le récit anecdotique. En plus, on a observé la manière comme Arthur Azevedo utilise le biais comique et une langage simple e accessible, qui montre le contexte de l´époque – fin du XIXe. et début du XXe. Siècle – et qui choisit par décor, dans la pluspart des contes, la ville de Rio de Janeiro.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent118 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectAzevedo, Arthur, 1855-1908pt
dc.subjectLiteratura - História e critica - Teoria, etcpt
dc.subjectContospt
dc.subjectLiteratura brasileira - Sec. XIXpt
dc.titleFora do palco, dentro da vida: o contista Arthur Azevedo e o Rio de Janeiro de sua épocapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filemorasco_cc_me_arafcl.pdf-
dc.identifier.aleph000545173-
dc.identifier.capes33004030016P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.