Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91597
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Junqueira, Renata Soares [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Amorim, Isabelle Regina de | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:25:24Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:06:34Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:25:24Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:06:34Z | - |
dc.date.issued | 2006-04-10 | - |
dc.identifier.citation | AMORIM, Isabelle Regina de. Uma poética da dualidade: identidade e intertextualidade no teatro de José Régio. 2006. 154 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara., 2006. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/91597 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91597 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação de mestrado propõe uma reflexão sobre a produção dramática do presentista José Régio, observando a temática do sujeito duplo que se infiltra nas suas personagens, figuras que parecem viver sempre um mesmo drama: o drama da identidade. Constatamos que os protagonistas regianos encontram-se perturbados por não saberem quem realmente são e por não conseguirem compreender as suas angústias íntimas, que estão em constante conflito com suas aparências exteriores. Tais personagens sofrem com a sua dupla natureza (aparência e essência) que se materializa no palco e este acaba se tornando um espaço apropriado para uma luta interior. A investigação sobre o tema do indivíduo duplo acabou por constituir, enfim, o suporte para estudarmos a produção teatral do autor. Contudo, notamos a questão da duplicidade não se manifesta apenas no conflito íntimo das personagens, mas também no modo de composição teatral das peças de José Régio. Com a leitura da sua obra dramática notamos que os textos de Régio, em diálogo com outros textos da tradição literária, histórica e de cultura cristã, sugerem sentidos dúbios (duplos, no mínimo), sendo a intertextualidade o recurso usado pelo autor para a elaboração das suas peças... . | pt |
dc.format.extent | 154 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Régio, José, 1901-1969 - Crítica e interpretação | pt |
dc.subject | Estudos literários | pt |
dc.subject | Dramaturgia | pt |
dc.subject | Intertextualidade | pt |
dc.subject | Teatro português | pt |
dc.title | Uma poética da dualidade: identidade e intertextualidade no teatro de José Régio | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | amorim_ir_me_arafcl.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000464324 | - |
dc.identifier.capes | 33004030016P0 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.