You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/9167
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMonteiro, Marco Aurélio Alvarenga-
dc.contributor.authorMonteiro, Isabel Cristina de Castro-
dc.contributor.authorGaspar, Alberto-
dc.contributor.authorVillani, Alberto-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:27:40Z-
dc.date.available2014-05-20T13:27:40Z-
dc.date.issued2012-01-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000400016-
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 18, n. 4, p. 997-1010, 2012.-
dc.identifier.issn1516-7313-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/9167-
dc.description.abstractEstudos têm mostrado a importância das interações sociais desencadeadas em sala de aula como fundamentais para a aprendizagem dos alunos. Contudo, o professor deve ser capaz de motivar os estudantes para se envolverem mais ativamente com as atividades de ensino propostas. Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre as interações sociais desenvolvidas no contexto de uma sala de aula do Ensino Médio, que explicou os princípios da conservação da energia mecânica com uma aula experimental de demonstração. O principal objetivo era entender como o discurso do professor pode contribuir para o bom nível de motivação do aluno durante uma aula. As entrevistas com professor e alunos e todo o processo de interação durante as atividades foram gravados, transcritos e analisados . Os resultados ressaltam a importância da abordagem discursiva dos professores para manter o processo de motivação entre os alunos.pt
dc.description.abstractStudies have shown the importance of social interactions triggered in the classroom as key to student learning. However, the teacher should be able to motivate students to engage more actively with proposals for activities. This article presents the results of an investigation into the social interactions developed in the context of a classroom of high school which explained the principles of conservation of mechanical energy with a trial demonstration. The main objective was to understand how the discourse of the teacher can contribute to the proper level of motivation of the student during a lesson. Interviews with teachers and students and the whole process of interaction during the activities were recorded, transcribed and analyzed. The results underscore the importance of the discursive approach of teachers to maintain the process of motivation among students.en
dc.format.extent997-1010-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectInteração socialpt
dc.subjectEnsino Médiopt
dc.subjectEnsino de ciênciaspt
dc.subjectMotivaçãopt
dc.subjectDiscurso do professorpt
dc.subjectSocial interactionen
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectMotivationen
dc.subjectTeacher's speechen
dc.titleA influência do discurso do professor na motivação e na interação social em sala de aulapt
dc.title.alternativeThe influence of a teacher's speech on the motivation and social interactions with studentsen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Engenharia Departamento de Física e Química-
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo Instituto de Física Departamento de Física Experimental-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Engenharia Departamento de Física e Química-
dc.identifier.doi10.1590/S1516-73132012000400016-
dc.identifier.scieloS1516-73132012000400016-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1516-73132012000400016.pdf-
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.