You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91733
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlmeida, João de [UNESP]-
dc.contributor.authorNogueira, Andréa Scavassa Vecchia-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:25:27Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:06:52Z-
dc.date.available2014-06-11T19:25:27Z-
dc.date.available2016-10-25T19:06:52Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Andréa Scavassa Vecchia. Redigir para convencer: um estudo da argumentação em textos escolares. 2003. 257 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2003.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91733-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91733-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo apresentar o estudo de alguns elementos que influenciam na argumentação do texto escrito. Utilizando dissertações de alunos do ensino médio, a análise procura evidenciar relações que envolvem: a norma culta da língua e seu reflexo na persuasão; o uso dos mecanismos coesivos e sua influência na orientação argumentativa; a organização textual e os problemas ocasionados pelo acúmulo, pela falta e pela inversão de idéias; e as incoerências semânticas e sua interferência no sentido do texto. A pesquisa expressa também algumas técnicas, a fim de contribuir na produção de um texto argumentativo bem elaborado. É um modo não apenas de oferecer um conhecimento um pouco mais profundo da linguagem, mas de fornecer dados que auxiliem na produção de textos e que reflitam o ensino atual para uma nova avaliação.pt
dc.description.abstractThis research has as object to present the study of some elements that influence in the argumentation of the text writing. Using students' of the last school cycle dissertations, the analysis tries to evidence relationships that involve: the learned norm of the language and its reflex in the persuasion; the use of the cohesive mechanisms and its influence in the argumentative orientation; the textual organization and the problems caused by the accumulation, for the lack and for the investiment of ideas; and the semantic incoherences and its interference in the sense of the text. The research expressed also some techniques, in order to contribute in the production of a text argumentative elaborated good. It's not just a way of offering a knowledge a little deeper of the language, but of supplying data that aid in the production of texts and that reflect the current teaching for a new evaluation.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent257 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectLinguagempt
dc.subjectLíngua portuguesa - Português escritopt
dc.subjectLanguage - interactionen
dc.subjectText productionen
dc.subjectArgumentation - study and teachingen
dc.titleRedigir para convencer: um estudo da argumentação em textos escolarespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filenogueira_asv_me_assis.pdf-
dc.identifier.aleph000224813-
dc.identifier.capes33004048019P1-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.