Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91736
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Telles, João Antonio [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Marinho, Bruna Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:25:27Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:06:53Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:25:27Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:06:53Z | - |
dc.date.issued | 2004-05-03 | - |
dc.identifier.citation | MARINHO, Bruna Ramos. As singularidades dos saberes de professores de LE: que luzes estão sendo lançadas no ensino?. 2004. 148 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2004. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/91736 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91736 | - |
dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa é viabilizar a produção de outros modos de pensar a educação de professores de línguas estrangeiras. Buscamos construir contextos não convencionais de pesquisa nos quais os profissionais possam refletir acerca de sua experiência de ensino/aprendizagem de línguas. Para tanto, nos baseamos metodologicamente na Pesquisa Educacional com Base nas Artes (Eisner, 1991)cujo recurso principal é um espetáculo teatral, denominado Parâmetros em Análise. Tal espetáculo foi construído a partir de temas inspirados nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Foram apresentados dez espetáculos em diversas instituições das redes de ensino oficial e particulares do Estado de São Paulo. No palco do espetáculo, foram representadas, artisticamente, cenas do dia-a-dia e do fazer pedagógico dos professores de línguas estrangeiras, assim como, os seus conflitos e dilemas profissionais. Após o espetáculo ocorreu uma reflexão crítica compartilhada entre a platéia composta por professores, educadores de professores e alunos de Letras. O espetáculo e a reflexão compõem aquilo que Foucault (Deleuze, 1988) conceitua como sendo um dispositivo. Para o filósofo, dispositivos são máquinas de fazer ver e falar. Eles formam uma espécie de instrumento teórico com o qual contamos para visualizar as práticas sociais que se dão na escola. As reflexões realizadas pelos professores indicam um desencontro entre aquilo que professores e alunos estão atualizando nas suas práticas e, aquilo que propõem certas pesquisas, políticas educacionais e o funcionamento da estrutura institucional da escola. | pt |
dc.description.abstract | The objective of this paper is to make the production of other ways of thinking over education of foreign language teachers possible. We intend to construct non-conventional contexts of research, in which the professionals can think over their language learning/teaching experiences. For that, we are based methodologically on the Educational Research based on Arts (Eisner, 1991) whose chief resource is the dramatic performance, called Patterns in Analysis. Such performance was built from themes inspired in the Parâmetros Curriculares Nacionais. Ten performances were acted in several public and private institutions of education in the State of São Paulo. On the stage, everyday scenes and the pedagogical work of foreign language teachers were acted artistically, such as, their conflicts and professional dilemmas. After the performance, a critical reflection shared by the audience composed by teachers, teachers' professors and students took place. The performance and the reflection compose what Foucault (Deleuze, 1988) considers as a device. To the philosopher, devices are machines of making see and speak. They constitute a theoretical instrument that we use to analyze the social experiences that happen at schools. The reflections arisen by the teachers indicate a discordance from what teachers and students have been passing through a process of modification in their experiences and, from what some researches, educational policies and the operation of the institutional structure of the school propose. | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.format.extent | 148 f. : + anexo | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Linguistica aplicada | pt |
dc.subject | Education of foreign language teachers - Critical reflection | en |
dc.title | As singularidades dos saberes de professores de LE: que luzes estão sendo lançadas no ensino? | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | marinho_br_me_assis.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000224049 | - |
dc.identifier.capes | 33004048019P1 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.